E eis que se ergue a bandeira francesa para sinalizar a cozinha do país, no mundo. Está de volta, o Gosto de França ou o ‘Goût de France/Good France’, um evento gastronómico organizado pelo Governo Francês, com eco países fora, cabendo à representação diplomática daquele país a coordenação dos actos a realizar em Portugal.

Para além de outros actos, o evento chave deste Gosto de França é a realização de um jantar, no dia 21 de Março, em todos os países onde se celebra a data. Cerca de 2000 chefes, nos cinco continentes apresentam o seu menu; é o primeiro dia da primavera e o desenho de um elogio à cozinha francesa. Com um preço que dependerá do restaurante, 5% das receitas serão a favor de uma Organização Não Governamental ou Instituição de Solidariedade Social.

Na lista dos restaurantes que vão celebrar este dia pode encontrar estrelas Michelin como o restaurante Belcanto ou projectos como a Cozinha Popular da Mouraria. Veja aqui a lista completa dos restaurantes em Portugal e em todo o mundo.