Início|Gastronomia|Uma fruta para ti

Uma fruta para ti

  • View Larger Image A primeira apresentação do projeto ' Muita fruta' pela sua mentora - Adriana Freire. FOTO: DR
    A primeira apresentação do projeto ' Muita fruta' pela sua mentora - Adriana Freire. FOTO: DR

O projeto ‘Muita fruta’ surgiu da mente da jornalista e fotógrafa Adriana Freire, em 2012. Mas só agora foi dado a conhecer aos olhos do mundo. A ideia é simples – minimizar o desperdício de comida. “Queremos fazer um levantamento de árvores de fruta, de bairros próximos da Mouraria, e sensibilizar as pessoas a cuidar da mesmas e usá-las de forma sustentável”, afirma. Segundo a responsável, “existem muitas árvores, em espaços privados, que acabam por ser desperdiçadas”. Nesse sentido, Adriana propõe-se a cuidar delas e, em troca, receber parte do fruto que derem. A iniciativa surge de uma candidatura ao concurso público BIP/ZIP (Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa), submetida em julho deste ano. O mesmo foi também importante  para a criação da Cozinha Popular da Mouraria, em 2012, um espaço de intervenção social que visa a partilha gastronómica e cultural – um projeto de Adriana.

‘Muita fruta’ já está em prática mas ainda se encontra em fase inicial. A médio prazo, vão existir três equipas no projeto: uma que vai fazer o mapeamento de árvores domésticas, elaborar fichas técnicas e recolher informações sobre as mesmas. Depois outra que irá tratar das árvores e uma terceira que fará testes, na cozinha, de como maximizar as frutas recolhidas. Depois desta fase, o plano é distribui-las “aos mais necessitados” e fazer “compotas e geleias para vender”.

Adriana Freire admite que é preciso um forte investimento em ferramentas para tratar das árvores e das frutas e dá o exemplo do “desidratador de alimentos” – que ajudaria a preservar os mesmos. A fotógrafa sublinha também que pretende “criar uma marca social para a transformação de fruta” a fim de “tentar fazer uma cadeia de distribuição para estar à venda noutros sítios”.

Mais detalhes sobre ‘Muita Fruta’ vão ser conhecidos no próximo ano, no final do mês de janeiro, numa apresentação do projeto, na Cozinha Popular da Mouraria. Vão ainda acontecer “vários debates para sensibilizar as pessoas para o problema do desperdício”. Para aprovar o projeto, nada melhor que prová-lo. Por isso, na ocasião, os convidados vão poder saborear uma “compota comunitária” com a fruta já recolhida.

Mais informação em www.muitafruta.org.

Por |13:02, 12/12/2016|

Partilhar com um amigo