O barman João Rodrigues, vencedor em Portugal da competição World Class 2016, acaba de abrir um bar na baixa de Faro, o Bow Tie. Depois de dez anos no Columbus, na mesma cidade, o algarvio de 32 anos faz agora uma aposta a solo, tudo para oferecer aos clientes uma experiência diferente “no aroma, no copo e na apresentação” do cocktail.

O seu percurso foi sempre discreto. O que aliás rima com a sua forma de estar. Apenas soma uma experiência profissional, onde se iniciou ainda jovem, sem imaginar que ganharia o gosto pelo bar. 2016 foi um ano de mudanças para João Rodrigues. Venceu a final da World Class em Portugal, o que o levou a representar o país no estrangeiro. Meses mais tarde viria o reconhecimento de Mixologista do Ano, pela revista Wine.

O sonho de abrir o próprio bar acabou por ganhar a consistência necessária para agora se tornar realidade. Bow Tie é a sua nova aposta, a escassos metros da sua primeira casa, Columbus, propriedade dos irmãos Miguel e Ricardo Gião. Devido ao crescimento considerável do panorama do bar em Portugal, e inclusivamente do Algarve, nos últimos anos, pareceu legítimo ao profissional de bar continuar a apostar na capital algarvia. “É das poucas cidades da região que trabalha o ano todo, com um público-alvo cada vez mais interessante”, explica.

Aberto há menos de um mês, o Bow Tie está decorado em tons de castanho e amarelo, e conta com uma bancada comprida, para desfrutar de um cocktail junto aos bartenders de serviço e mais 40 lugares sentados. Tem como principal foco a carta de cocktails constituída por 16 criações. Esta primeira escolha é recheada com bebidas criadas pelo barman para a competição World Class e outras tantas inéditas. Lá mais para o verão, ocorre a primeira mudança do menu, com a utilização de ingredientes sazonais e regionais. No bar, João conta que tem disponível ainda uma “vasta” garrafeira, com oferta de gin, whiskey, vodka, rum, entre outros. “Acima de tudo os clientes podem esperar qualidade e criatividade, a além de tudo, um serviço personalizado”.

O interior do Bow Tie. Foto: H.Glória Fotografia

O interior do Bow Tie. Foto: H.Glória Fotografia

 

Contactos:
Bow Tie
Morada: Rua Capitão Mor, 7
Faro, Algarve

Tlf: 917 284 733

Aberto de segunda a sábado, das 21h às 3h.