O renovado restaurante Varanda de Lisboa, inserido no Hotel Mundial, conta a partir de hoje, 5 de fevereiro (e até 15 de março), com um menu inteiramente dedicado à lampreia pela mão do novo chefe consultor, Vítor Sobral.

Contactos:

Varanda de Lisboa, Hotel Mundial
Morada: Hotel Mundial. Praça Martim Moniz 2, Lisboa.
Menu Especial Lampreia: Entrada, prato principal e sobremesa (40€).
Horário: Ao almoço do
12h30 às 15h00 e ao jantar das 19h30 às 22h30.
Reservas: eventos@phchotels.pt ou 218 842 000

O renovado restaurante Varanda de Lisboa recebe a partir de hoje, dia 5 de fevereiro, o mês da lampreia, evento que o Hotel Mundial faz questão de manter há já 14 anos, com um menu totalmente dedicado a esta iguaria de Entre-os-Rios, onde é capturada. Até 15 de março, ao almoço e ao jantar, os apreciadores desta iguaria sazonal vão poder escolher, como prato principal, entre duas das suas mais conhecidas variações: Arroz de Lampreia ou Lampreia à Bordalesa.

Ainda dentro das sugestões do menu especial de três pratos, pensado pelo novo chefe consultor, Vítor Sobral, em conjunto com o chefe residente, Carlos Queijo, estão ainda a filete de cavala de escabeche ou o creme de cenoura com salada de laranja, amêndoa e hortelã como opções de entrada. Nas sobremesas, há uma sugestão do dia que vai variando. Como opção vínica, o espaço recomenda o vinho Vallado Sousão Divina Lampreia, uma bebida criada especificamente para acompanhar a iguaria.

O lançamento deste menu sazonal foi também ocasião para apresentar o novo conceito de cozinha do restaurante que segundo revela Manuel Pinto, diretor do Hotel Mundial, aproxima agora a cozinha tradicional portuguesa a tendências mais contemporâneas. “Este desafio feito por um dos clássicos [hotéis] da cidade de Lisboa [aberto há 61 anos], é daqueles que eu gosto. Foi-me proposto atualizar o conceito sem perder a sua raiz portuguesa. De alguma maneira acho que temos sido felizes”, disse Vítor Sobral acrescentando que as “mãozinhas de outro” do chefe residente — que conta com 40 anos de experiência na cozinha do hotel — ajudam a que a sua missão seja mais fácil de concretizar.

Dentro da carta fixa, pensada por Sobral para o Varanda de Lisboa, é possível provar pratos como o lombo de bacalhau confitado à casa, o ensopado de lulas e camarão com puré de batata e hortelã, o cabrito grelhado com legumes, compota de mostarda e tomilho e o arroz de galo com farinheira e alecrim, só para dar alguns exemplos.