Nos primeiros dias, achava que esta situação apenas duraria meia dúzia de dias e que em breve voltaria tudo à normalidade. Mas logo percebi que iria durar bem mais do que todos queríamos. Custou-me muito mudar toda a minha rotina diária da noite para o dia, foram dias muito difíceis e estranhos.

Com o passar do tempo em casa, tive de me agarrar aos tachos, reescrever as minhas receitas, pôr as séries e os filmes de cozinha em dia, tudo para me abstrair do que estaria a acontecer lá fora e também para manter a mente sã.

São inúmeros os pensamentos de como e quando será o primeiro dia de trabalho e o regresso da Hotelaria. Não acho que seja uma simples reabertura ou início de época, como tem sido costume nos últimos anos pelo Algarve. Será um novo começar do zero, uma nova forma de trabalhar e de servir os clientes no dia-a-dia. E como podemos reinventar o serviço agora?

O ano de 2020 estava lançado para ser um grande ano de muito trabalho. As expectativas sobre o crescimento da hotelaria e dos novos conceitos de cozinha eram elevados e, para mim, seria um ano de confirmação na chefia do Vale d’ Oliveiras Quinta Resort & Spa, aproveitando o facto de ter sido finalista do CCA, em 2019, e de assim existir uma maior exposição além Algarve de quem sou, de onde venho e do que faço.

São inúmeros os pensamentos diários que tenho de como recuperar o ritmo de uma cozinha em ascensão, de como motivar uma equipa jovem e cheia de ambições. As ideias eram muitas e as preocupações eram redobradas, agora as preocupações serão outras. Como estarão todos preparados para recomeçar? Como vão resistir aos momentos? Há que manter a coesão da equipa, falando e trocando ideias entre todos do que poderemos fazer na nossa cozinha.

São inúmeros os pensamentos diários mas o maior deles todos será de como iremos conseguir manter o nível e a qualidade a que habituámos os nossos clientes com esta “distância”.

Será que o pós-Covid19 nos trará a resistência necessária para voltarmos ao topo? Penso, acredito e resistirei para que a minha (e nossa) cozinha seja ainda melhor.