Com a reabertura dos restaurantes prevista para o próximo dia 18 de maio, a Zomato implementou novas funcionalidades na sua app e, a partir desse dia, vai permitir que os clientes escolham o que querem comer através de um menu digital, façam o pedido e o pagamento — tudo através da aplicação.

Como forma de ajudar a restauração “num momento sem precedentes”, a Zomato, a app de pesquisa e reserva de restaurantes, introduziu a nova funcionalidade Contacless. Esta permite que o cliente, ao frequentar um restaurante, possa escolher o que quer comer através de um menu, apresentado em QR code, faça o pedido através da app e ainda consiga pagar a sua refeição — por cartão bancário ou MB Way.

As novas funcionalidades permitem “uma otimização do serviço, redução dos momentos de contacto com alguns objetos no restaurante (como ementas físicas e terminais de pagamento) e ajudam a transmitir uma mensagem de segurança e higiene”, começa por explicar Nuno Fernandes, responsável de Marketing e de Parcerias da Zomato Portugal.

As novas soluções, adianta Nuno, foram desenvolvidas através da “proximidade e contacto direto” que a Zomato manteve desde o início com a comunidade de restaurantes. “Ao ouvi-los, garantimos que todas as funcionalidades estavam adequadas ao seu funcionamento e também em clara conformidade com as recomendações da Direção Geral de Saúde. Outro fator a ressalvar é que, tendo em conta as contingências do mercado, não cobramos aos restaurantes qualquer valor por esta solução durante os primeiros seis meses, além das taxas bancárias que advêm dos pagamentos.”

O responsável acredita que os menus digitais são uma tendência que se irá cristalizar com o passar do tempo ao “trazerem grandes vantagens analíticas e operacionais”, bem como, “outros desenvolvimentos para este setor, e nos quais estamos também já a trabalhar. “

Recorde-se que em abril, a Zomato lançou uma funcionalidade que permite que os usuários peçam as suas refeições em regime de take away. No momento, são mais de 300 restaurantes em Lisboa e no Porto que permitem a encomenda.