Língua de novilho, gratinado de batata, legumes assados

O chefe Nuno Barros ensina a melhor maneira de preparar língua de novilho e ainda acrescenta o seu toque pessoal nesta receita.

Tempo: 3h30
3 pessoas

Ingredientes:

1 língua de novilho entre 1 kg a 1,5 kg
2 cenouras
1 alho-francês
1 cebola
1 talo de aipo
2 ramos de tomilho
2 folhas de louro
1 ramo de salsa
100 ml vinho do Porto
250 ml natas
2 kg batata
200 g manteiga com sal
2 dentes de alho com casca
8 tomate-cereja
8 mini curgete
8 mini alho-francês
8 vagens de ervilhas
Azeite, flor de sal e pimenta preta q.b.

Preparação:

  1. Passar bem a língua por água antes de a colocar a cozer em água temperada com sal, uns bagos de pimenta preta, um ramo de tomilho e duas folhas de louro. Deixar cozer pelo menos por 1h30. No final da cozedura da língua, retirar da água e tirar-lhe a pele com a ajuda de uma faca.
  2. Com a língua já limpa, juntar o vinho do Porto e cobrir com água e um pouco de sal e pimenta preta. Deixar cozinhar entre 1h a 1h30. No final, cortar a língua em fatias.
  3. Depois de retirar a língua, coar o molho e deixar reduzir num tacho até ganhar consistência.
  4. Numa taça colocar as natas e temperar com sal e pimenta preta. Descascar as batatas e cortar em rodelas finas (com a ajuda de uma mandolina, por exemplo) e colocar essas rodelas dentro das natas.
  5. Pré-aquecer o forno a 170 ºC. Num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com manteiga, começar a colocar camadas das batatas passadas pelas natas e escorridas. Ao fim de cada duas camadas, colocar umas pequenas porções de manteiga e voltar a cobrir com as batatas. Dependendo do tamanho do tabuleiro, teremos menos ou mais camadas.
  6. Levar ao forno por 1h15 com papel de alumínio a cobrir e depois mais 15 minutos sem o papel. Verificar se estão cozinhadas. Retirar do forno e, se possível, colocar um peso por cima para ajudar a compactar as batatas. Deixar arrefecer até amornar, retirar da forma e cortar com o formato pretendido.
  7. Antes de servir, aquecer uma frigideira com um fio de azeite, o dente de alho com casca esmagado com a mão e um ramo de tomilho e deixar alourar em todas as superfícies.
  8. Grelhar os legumes (tomate-cereja, mini curgete, mini alho-francês) ou passá-los por azeite num frigideira mesmo antes de servir.

Alergénios: aipo, sulfitos e produtos à base de leite.

Receita publicada originalmente na revista Comer 24

Por |2017-10-04T14:59:19+00:0014:59, 04/10/2017|

Partilhar com um amigo