Afirma ser a primeira associação em Portugal totalmente dedicada ao enoturismo e propõe-se a defender os interesses do setor. A sua apresentação realiza-se dia 9 de julho, online, através do site do projeto.

A recém-criada associação pretende dar expressão ao enoturismo em Portugal, afirmando-o como um setor de relevo na economia portuguesa, fomentando a sua internacionalização. Quem o afirma é Maria João de Almeida, presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO). A wine writer e consultora de vinhos de profissão foi a responsável por reunir um grupo de profissionais das mais diversas áreas (financeira, legal, novas tecnologias, comunicação e marketing) para criar este projeto a fim de “apoiar os enoturismos nacionais a darem respostas eficazes a vários obstáculos que impedem o setor de evoluir”.

“Com esta associação queremos organizar e construir um setor, regulamentar a atividade e orientar quem se quer dedicar a esta área, porque, na verdade, o setor não está formalizado, nem em Portugal nem lá fora. Por essa razão encaro este cargo de presidente da APENO com um forte sentido de missão, sinto que podemos fazer um trabalho que inspire outros países a fazer o mesmo”, refere Maria João de Almeida.

Uma das primeiras ações da APENO será a realização de um estudo sobre a realidade do enoturismo em Portugal pós COVID-19, o “que permitirá perceber o cenário atual das dificuldades vividas pelo setor”.

Futuramente, a associação investirá na realização de wine talks e em formações em enoturismo, bem como, na criação de uma bolsa de emprego e de um clube dedicado aos enoturistas.

A apresentação do projeto será realizada online, no dia 9 de julho, quinta-feira, às 18h, e contará com a presença de Nuno Russo (Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural), Lídia Monteiro (Diretora Coordenadora do Turismo de Portugal), Bernardo Gouvêa (Presidente do IVV) e ainda Frederico Falcão (Presidente da ViniPortugal). Para assistir, é necessário inscrição prévia através do link enoturismodeportugal.pt/inscricoes.