Depois de quase três anos de ausência dos bares nacionais, o bartender Wilson Pires está de volta a Portugal, mais precisamente ao Porto, onde por estes dias vai estar no The Royal Cocktail Club para apresentar alguns cocktails natalícios.

Em conversa com Daniel Carvalho, barman e proprietário do The Royal Cocktail Club, inaugurado no início de 2017, surgiu a ideia: “O bar tem dois andares, um deles mais recatado. Achámos que seria interessante dinamizar esse último com algo que tivesse que ver com o natal”, começa por explicar Wilson Pires.

A partir de um primeiro esboço foi criado um menu de oito cocktails, feitos a partir de ingredientes locais e sazonais e que pretende ser uma autêntica ‘Conspiração contra o Natal’. “O nome é uma brincadeira. As bebidas criadas são um twist de uma época que à partida costuma ser calma e tranquila. Algumas das principais figuras ligadas a esta quadra, com o Pai Natal ou os Elfos, estão virados do avesso e os seus nomes desvendam logo isso mesmo”, refere Wilson. Bad Santa, Elfos Boémios e Boneco de Neve Tropical escondem na sua composição ingredientes atípicos, como a batata-doce, o dióspiro, a tâmaras, as passas e a abóbora.

“Precisava de algo diferente. Escolhi o Porto como primeiro poiso depois de voltar de Amesterdão porque tenho muita vontade de conhecer o seu mercado de cocktails e a ideia de, quiçá, vir a fixar-me aqui. É uma cidade que gosto muito e que tem uma forte componente histórica e também gastronómica”, explica o barman algarvio, que viveu experiências de sucesso em bares internacionais reconhecidos como o Vault Bar e o Tales & Spirits — o número 31 para a lista The World’s 50 Best Bars —, ambos em Amesterdão, Holanda.

Após esta aventura, o bartender de 29 anos — que em 2015 arrecadou o título de Barman do Ano e nos dois anos seguintes foi considerado o Melhor Bartender Internacional para os prémios Lisbon Bar Show — não pretende parar. O novo ano, conta, será repleto de muitas viagens a fim de “conhecer novos mundos, alargar redes de contactos e explorar novos sabores”. O regresso ao Porto, esse, há-de certamente acontecer, a seu tempo e a título definitivo.

O pop up bar vai estar em funcionamento no The Royal Cocktail Club (Rua da Fábrica, 105) até 5 de janeiro, todas as quintas, sextas e sábados.