Não é gralha. Heterónimo baar é o mais recente espaço de cocktails de Marvila, em Lisboa, e é uma homenagem a Fernando Pessoa e a quatro dos seus mais conhecidos heterónimos literários: (B)ernardo Soares, (A)lberto Caeiro, (Á)lvaro de Campos e (R)icardo Reis. Sandro Pimenta é o homem por trás das criações, em estado líquido, inspiradas na poesia que transpira das paredes, decoradas por livros de autoria do escritor português.

“A ideia é entrares e limpares a cabeça”, começa por explicar Sandro Pimenta, o bartender responsável. O convite para liderar o bar veio de Miguel Tojal. Ambos fazem parte da empresa Às de Copos que dá formação e workshops na área.

O edifício onde está o bar era uma antiga fábrica de propriedade de Abel Pereira e Fonseca, um conhecido empresário português do século XX. A ligação com Pessoa vem dos tempos em que o poeta visitava o espaço para beber o seu copo. E como forma de recordar a figura de Pereira e Fonseca, mesmo ao lado, abriu juntamente com o novo bar, O Refeitório do Sr. Abel, um conceito de pizzaria e o mais recente restaurante de Chakall na cidade. Cada local tem uma porta aberta para o público sendo comunicantes no interior.

Ao entrar, do lado esquerdo está o balcão, comprido, e que mantém a estrutura original do edifício histórico. Pelo espaço estão dispostas cinco mesas, com alguns bancos e cadeiras. As paredes estão decoradas com alusões à figura do poeta português. Ao olhar para o teto, um livro de grandes dimensões, aberto.

Ainda em regime de soft opening, na carta há cocktails clássicos e de autor que vão mudando consoante a época. Para além das opções de cerveja e vinho a copo, claro. “Queremos oferecer aos clientes bebidas fáceis e saborosas”, diz Sandro que com entusiasmo explica ainda uma das novas criações que está a desenvolver para o bar. “Chama-se O Outro Café da Manhã e é um twist do expresso martini, servido num copo de galão”. Daqui a uns tempos, tem em mente trabalhar no conceito do aperitivo. “Os italianos têm muito isso e queremos apostar também em trazer petiscos para acompanhar as bebidas”.

O bartender de 33 anos, com experiências profissionais no Sana Lisboa, Sky Bar, Myriad e Farol Design Hotel, acredita que a localização do conceito não poderia ser melhor e daqui a um mínimo de dois anos a zona vai contar com muitos mais projetos na área do bar e não só.

Foto: Artur Photography

Contactos:

Heterónimo Baar

Morada: Praça David Leandro da Silva, 4-6 – Marvila
Tlf:. 218 688 023

Aberto de quarta-feira a domingo, do 12h às 2h. Sexta-feira e sábado, do 12h às 3h.