Setembro será um bom mês para os apaixonados por cerveja. Não sabe porquê? Nós explicamos. É que o festival Lisbon Beer Week tem a sua segunda edição entre os dias 16 e 24 do próximo mês, um evento que se divide em três momentos: uma beer mile, uma rota e um festival de cerveja. E por 3€, valor do copo oficial do evento, vai poder participar em todas as iniciativas da festa, provar mais de 50 cervejas artesanais, visitar fábricas e ainda bater um recorde nacional. Mas vamos por partes.

A beer mile

É o primeiro evento da Lisbon Beer Week e tem lugar no dia 16, às 10h, no Campo Pequeno. A ideia não é portuguesa mas sim norte-americana mas isso realmente não interessa. O propósito de Gonçalo Sant’Ana, responsável do evento e presidente da Associação de Cervejeiros Artesanais de Portugal, é que os entusiastas da cerveja aliem o exercício físico à paixão pela bebida. E se possível ajudem a bater o recorde nacional de 6,53 minutos desta prova. Mas como isto tudo funciona? O percurso definido é de uma milha (1609 metros), com quatro postos de abastecimento de cerveja a cada 400 metros. A ideia aqui é correr, parar para beber cerveja e continuar. E Gonçalo avisa “o corredor tem de beber a cerveja até ao fim para continuar a prova”. O ano passado participaram 250 pessoas. Este ano a organização quer o dobro. Então mas e correm todos ao mesmo tempo? “Não. Dividimos em grupos de corrida”, diz o responsável.

O custo da inscrição é de 15€ (inclui o copo oficial do evento e as quarto cervejas da prova).

A rota das cervejas

Durante toda a semana, mais de 60 restaurantes e 15 bares em Lisboa vão ter menus especiais de harmonização com as cervejas artesanais do Lisbon Beer Week. Em breve, os restaurantes e bares aderentes na rota podem ser encontrados na plataforma Zomato.

Por esses dias também vai ser possível participar em várias atividades, como a visita a fábricas artesanais de cerveja, bem como, a apresentação de novos produtos. Todas essas informações vão estar disponíveis em breve na app do evento.

O festival de cerveja

No último fim de semana, de 22 a 24, o Jardim do Torel recebe pela segunda vez a festa da cerveja. Num balcão único poderá aprovar mais de 50 criações das 12 cervejeiras nacionais e internacionais já confirmadas. LxBrewery e Lince são para já as marcas divulgadas pela organização que vão marcar presença. Só para ter ideia, o ano passado faziam parte ainda cervejeiras como Dois Corvos, Mean Sardine e Marafada.

Mas nem só de cerveja é feito este festival que também contará com música ao vivo e food trucks. No fim da festa, sempre pode apanhar um transporte de volta (Cabify) com um desconto de 15% em viagens desde e para o Campo Pequeno e Jardim do Torel.

Mais informações aqui.