Vem aí uma Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo pela cidade de Lisboa. Dez restaurantes da capital aderiram à iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) que pretende trazer o melhor do interior para o litoral entre 15 a 29 de outubro.

Esta iniciativa é inspirada no evento ‘Vinhos do Alentejo em Lisboa’ que já conta com oito edições e decorre, este ano, nos dias 13 e 14 de outubro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Virão à capital mais de 84 produtores e 700 vinhos alentejanos para serem provados e comentados. Dos oradores fazem parte nomes como o sommelier Guilherme Corrêa, o crítico Alexandre Lalas e os chefes José Júlio Vintém e Marlene Vieira.

Para Francisco Mateus, presidente da CVRA este ano era necessário “inovar e acrescentar novidade”. Assim nasceu a ideia da Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo. Com o intuito de desmistificar a linguagem do vinho e chamar a atenção de camadas mais jovens para o evento, foram escolhidos restaurantes informais e descontraídos.

O roteiro pelo mundo alentejano será feito pelo By the Wine, Topo (Martim Moniz, Baixa-Chiado e Belém), Carnalentejana, Lost In, Companhia do Largo, Livraria-Bar Menina e Moça, Matateu Petisqueira, Rio Maravilha, Santos-o-Vinho e Sr. Lisboa. ‘Açorda d’alho com bacalhau’, ‘Paleta Porco Bísaro em Pão Alentejano’ ou ‘Tachinho de Favinhas com enchidos’ são alguns dos petiscos que poderá provar.

Todos os petiscos serão acompanhados com um copo de vinho tinto ou branco da região. Monte das Servas, Montado ou Vinho Regional Saramago, são algumas das sugestões. Cada petisco e copo de vinho tem o valor de 3,5€.

Para mais informações clique aqui.