Um recente estudo da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal sobre o impacto da Covid-19 na atividade turística (alojamento turístico e restauração e bebidas), realizado entre 1 e 3 de abril de 2020, apurou 1819 respostas válidas.

Neste momento, 74% das empresas refere já estar encerrada (não estão em funcionamento) sendo que cerca de 49% vão avançar para lay off e 21% ainda não decidiu se vai avançar com essa ajuda. Dessas, 30% não conseguiu pagar salários em março e 70% refere que não vai conseguir pagar salários em abril se a Segurança Social não entregar o apoio a tempo. Quanto às linhas de apoio criadas pelo governo, 58% refere que estas não são adequadas às necessidades das empresas e indicam apoios a fundo perdido, isenção de impostos e encargos financeiros como as principais soluções para apoiar o tecido empresarial.

Já relativamente ao emprego, 94% das empresas não efetuaram despedimentos em março. Das 6% que o fizeram, 44% referiu ter dispensado apenas um trabalhador. Em termos de faturação cerca de 80% estimam uma ausência total de faturação (zero vendas) em abril e em maio.

Relativamente à caracterização dos inquiridos, 67% representam o alojamento Turístico, 33% a área da restauração e bebidas, 61% sociedades e 39% empresários em nome individual. 36,7% das empresas estão sedeadas na Área Metropolitana de Lisboa, 18,7% no Norte, 17,5% no Centro, 13,7% no Algarve, 7,4% no Alentejo, 1,4% na Região Autónoma dos Açores e 4,6% na Região Autónoma da Madeira.

Numa webconferência onde foi apresentando o estudo, Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, mostrou-se preocupada com os apoios do Governo: “Todos os apoios, que só agora estão a chegar às empresas, criam endividamento e não pode ser. Moratórias, financiamentos, isenções, têm de ser pagos depois e, desta forma, não há condições para o setor poder recuperar”. A responsável garantiu ainda que os alívios temporários não vão chegar e pediu dinheiro a fundo perdido por parte do Governo.

A AHRESP criou um gabinete de crise que funciona diariamente e que está disponível aqui.