Uma iniciativa levada a cabo nas redes sociais fez com que os cervejeiros nacionais se unissem de modo a disponibilizar ácido peracético diluído, para a desinfeção de equipamentos e de materiais. Esta ação, que vem complementar os esforços das Forças de Segurança e das Forças de Proteção Civil na prevenção do novo Covid-19, lança o convite a empresas que queiram contribuir com mais desinfetantes.

Face aos desafios gerados pela propagação do Covid-19, há medidas que têm de ser aplicadas. Uma dessas consiste na desinfeção constante e na distribuição de materiais próprios para o efeito. Distribuição esta que, dada a escassez de desinfetantes a nível nacional, se revela ineficaz. Foi para colmatar essa situação que empresas produtoras de cervejas artesanais e relacionadas com o setor uniram esforços para garantir a distribuição destes produtos em centros de saúde, Forças de Segurança e de Proteção Civil, Serviços Municipais e as demais entidades, públicas ou privadas, cujo objetivo é a proteção de pessoas e de comunidades.

Uma iniciativa de Hugo Santos, produtor da cerveja Chica, que depressa percebeu a importância do ácido peracético nesta altura [utilizado para a desinfeção de equipamentos. Possui características esterilizantes, fungicidas, viricas, bactericidas e esporicidas], partiu das redes sociais para a realidade, com uma distribuição a alcançar as cidades do Porto, de Coimbra e de Lisboa. Até à data, estima-se que foram distribuídos cerca de 100ml do produto, sendo o objectivo aumentar este número.

Para além da cerveja Chica, estão ainda envolvidas na iniciativa a Trevo, a Lindinha Lucas, a Epicura, a Craft Temple Distribuição, a Kenga, a Gayata, a Rima, a Piratas Cervejeiros, a Velhaca, a Post-Scriptum, a Fidélis, a Tough Love, a Biltre, a Sovina, a Barona, a Praxis, a Xô Carago, a Alvoreada, a Ermida, a Lince, a Açor, a Lupum, a Colossus, a Nortada, a Bordalo, a Letra, a cervejeira de Vialonga, do Grupo Central de Cervejas, e a Christeyns, Quimiserve. As portas para mais empresas estão sempre abertas.

João Brazão, produtor da cerveja Trevo, e João Calha, da Epicura, querem deixar bem claro que “a cerveja em Portugal é #MuitoMaisQueCerveja”! Podem contar connosco. Nós também estamos a contar com todos”.

Para mais informações, donativos e recolhas, contacte as seguintes cervejeiras, por região:

PORTO

Lindinha Lucas
Diogo Trindade: 917 889 403 | [email protected]

COIMBRA

Epicura
Marco Contente: 965 198 530
João Calha: 962 481 306

LISBOA

Cerveja Chica
Hugo Santos: 961 702 515 | [email protected]

LISBOA – MARGEM SUL

Trevo
João Brazão: 961 624 100 | [email protected]

Para mais informações sobre a iniciativa, por favor contacte:

Hugo Santos: 961 702 515 | geral @beertec.pt
Diogo Trindade: 917 889 403 | [email protected]
Maria Helena Duarte: 969 105 600 | [email protected]