A lista que desde 2002 elege os melhores restaurantes do mundo – The World’s 50 Best – anunciou, no passado dia 23 de janeiro, no seu site oficial, a atribuição do título ‘Best Female Chef 2017’ para Ana Roš, chefe do hotel e restaurante esloveno Hiša Franko.

Localizado na fronteira com Itália, Hiša Franko não tem estrela Michelin – o guia vermelho não cobre a Eslovénia – mas isso não impede que Roš e o seu restaurante estejam, há largos anos, nas bocas do mundo. Roš, de 44 anos, começou a carreira na cozinha ao acaso. A ideia inicial de estudar Diplomacia foi interrompida quando decidiu, juntamente com o marido e sommelier Valter Kramar, tomar conta do negócio dos seus pais.

Sem experiência na área, Roš tomou as rédeas da cozinha do edifício histórico Hiša Franko  – construído em 1668 – e abriu o restaurante com a introdução de produtos locais nos pratos, inspirados na natureza à sua volta. Os ingredientes têm uma especial importância para a chefe que todos os dias alimenta a horta, situada atrás do hotel – onde crescem ervas aromáticas, flores e vegetais.

Recentemente, Ana Roš foi uma das protagonistas da segunda temporada da série gastronómica-documental ‘Chef’s Table‘, produzida pela Neflix – que em cada episódio destaca um chefe de cozinha e conta a sua história. Em maio de 2016, a eslovena esteve em Portugal para participar na iniciativa ‘Girls n’Guts’, no âmbito do evento gastronómico Sangue na Guelra.

Além do prémio ‘Best Female Chef 2017’, são atribuídos mais dez, entre os quais ‘The World’s Best Pastry Chef’, ‘The Sustainable Restaurant Award’ e “The Chefs Choice Award’. Para além dos já conhecidos ‘The World’s Best Restaurants’, ‘Asia’s 50 Best Restaurants’ e ‘Latin American’s 50 Best Restaurants’.

Ana Roš vai receber o prémio em mão na cerimónia oficial do The World’s 50 Best, a 5 de abril, que vai ter lugar em Melbourne, na Austrália. Em edições anteriores, na mesma categoria, tinham sido destacadas Helena Rizzo (Mani, Brasil), Hélène Darroze (Hélène Darroze, Inglaterra) e Dominique Crenn (Atelier Crenn, Estados Unidos).