O evento gastronómico Algarve Chefs Week, que decorreu nos meses de abril e maio deste ano, vai juntar agora 14 chefes da região para preparar uma refeição para 400 pessoas. O evento tem lugar já na próxima sexta-feira, dia 1 de dezembro no Tivoli Carvoeiro e o valor do menu reverte, na totalidade, para as associações algarvias APEXA e APATRIS21.

“Esta iniciativa surgiu há três anos por parte de Patrícia Correia, um dos membros da organização, que sugeriu ao grupo de trabalho proporcionar um Natal diferente a crianças desfavorecidas”, conta o organizador Henrique Pires. Rapidamente a ideia foi aceite e começaram a delinear os afazeres. Vasco Sampaio (Hotel Tivoli Carvoeiro), o chefe anfitrião, afirma mesmo que, depois de elegerem os produtos da região, foi só preciso “juntar tudo, dividir tarefas e desenhar o menu pela causa”.

Vasco é da opinião que estes tipos de projetos, humanizam a profissão. “Fazer algo por outro ser humano não tem preço”. Desde há três anos que a organização toma iniciativas de apoio aos mais desfavorecidos. Henrique Pires afirma que esta ajuda é muito importante para as instituições e o objetivo é “continuar a apoiar outras fundações regionais no futuro”.

No menu vão ser privilegiados os produtos locais e típicos do sul, bem como, as experiências e vivências dos chefes envolvidos. Assim, para primeiro prato os cozinheiros servirão ‘Salmão em cura de beterraba com creme de queijo, bulgur verde e pickles de amora’. De seguida, como prato de carne, ‘Naco de vitela, seu jus e sabores de outono’ e de peixe, ‘Polvo confit, texturas de batata-doce, cebolinhas glaceadas, pimentos, tomate-cherry, seafinger e areia de azeitona britada’. Para sobremesa será apresentado o original ‘Almoejo’, feito com batata-doce, alfarroba e poejo. “É sempre bom trocar experiências e conhecimentos com outros chefes de outras realidades que não a nossa”, remata Vasco.

A preparar o menu, com o homem à frente do Tivoli Carvoeiro estarão os chefes Louis Anjos (Macdonald Monchique Resort & Spa), Adérito Almeida (Vila Monte Farm House), Luís Batalha (Dona Filipa Hotel), André Basto (Hotel Tivoli Marina Vilamoura), Miguel Lourenço (Vale d’Oliveiras Quinta Resort & Spa), André Simões (Hotel Hilton Vilamoura ), David Domingues (Praia Verde Boutique Hotel), José Leitão (Nau Salgados Palace), Diogo Pereira (Cascade Wellness & Lifestyle Resort), Luís Correia (Lake Spa Resort ), Miguel Teixeira (Vidamar Resort Algarve), Osvalde Silva (Conrad Algarve) e ainda Vítor Monteiro (Nau Salgados Dunas Suites).

O evento é aberto ao público e tem um valor de 30€ por pessoa. Pela noite dentro haverá ainda música, pela voz do vocalista dos UHF, António Manuel Ribeiro, e stand-up comedy, com o algarvio ‘Môce dum Cabréste’. Os bilhetes podem ser adquiridos nas várias cadeias hoteleiras algarvias parceiras. Para saber quais clique aqui.