Rui Paula, chefe da Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, foi um dos vencedores dos prémios Boa Cama Boa Mesa que elegeram ainda o seu restaurante com o ‘Garfo de Platina’, juntando-se a esse restrito grupo onde também estão Feitoria, Ocean e The Yeatman.

A décima sétima edição do guia que distingue restaurantes e hotéis, de norte a sul de Portugal e ilhas, mantém a estrutura de anos anteriores, com a atribuição dos galardões ‘Garfo de Platina’, ‘Garfo de Ouro’ e ‘Garfo de Prata’. O evento pretende assinalar os restaurantes com o melhor desempenho ao longo do ano. Dito isto, dentro do grupo ‘Platina’ da edição 2020 passam a estar apenas quatro restaurantes, mantendo-se na categoria máxima o Feitoria (Lisboa) de João Rodrigues e o Ocean de Hans Neuner (Lagoa), estreando-se a Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira) e o The Yeatman (V.N. Gaia) de Ricardo Costa.

Ainda nessa categoria, relativamente aos resultados de 2019, há duas novidades: uma descida — o Belcanto (Lisboa) de José Avillez tem agora um ‘Garfo de Ouro’ — e um restaurante que entretanto fechou e que, por isso, ficou fora do guia. Falamos do São Gabriel (Almancil) de Leonel Pereira. Dentro da categoria ‘Ouro’ há ainda duas “subidas” e, por isso, novidades: o Alma (Lisboa) de Henrique Sá Pessoa e o Loco (Lisboa) de Alexandre Silva [em 2019 os espaços ostentavam um ‘Garfo de Prata’]. Entre os eleitos dessa última, fazem agora parte 18 espaços, dos quais quatro são novas entradas, caso dos restaurantes 100 Maneiras (Lisboa), Fortaleza do Guincho (Lisboa), Prado (Lisboa) e Vistas (Vila Nova de Cacela).

Destaque ainda para Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do grupo Vila Galé, contemplado com o ‘Prémio Carreira’.

O guia estará disponível a partir do dia 7 de março pelo valor de 14,90€ com o Jornal Expresso e, em formato digital na app Boa Cama Boa Mesa 2020.

Veja abaixo a lista completa dos restaurantes vencedores:

Garfo de Platina

Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira)

Feitoria (Lisboa)

Ocean (Lagoa)

The Yeatman (V.N. Gaia)

Garfo de Ouro

A Cozinha (Guimarães)

Alma (Lisboa)

Belcanto (Lisboa)

Euskalduna Studio (Porto)

G Pousada Restaurante (Bragança)

Loco (Lisboa)

Mesa de Lemos (Viseu)

Rei dos Leitões (Mealhada)

Vila Joya (Albufeira)

Vista Restaurante (Portimão)

Garfo de Prata

100 Maneiras (Lisboa)

Antiqvmm (Porto)

Bon Bon (Lagoa)

Epur (Lisboa)

Ferrugem (Vila Nova de Famalicão)

Fifty Seconds by Martin Berasategui (Lisboa)

Fortaleza do Guincho (Cascais)

Il Gallo d’Oro (Funchal)

JNcQUOI (Lisboa)

LAB by Sergi Arola (Sintra)

Largo do Paço (Amarante)

O Paparico (Porto)

Pedro Lemos (Porto)

Pequeno Mundo (Loulé)

Prado (Lisboa)

Restaurante Noélia (Cabanas de Tavira)

Vistas (Vila Nova de Cacela)

Taberna Ó Balcão (Santarém)