A 15.ª edição do Congresso dos Cozinheiros acontece durante os dias 29 e 30 de setembro, na Lx Factory, em Lisboa. O evento referência dos profissionais de cozinha que reúne os amantes de gastronomia volta a estar inserido na Lisbon Food Week e vai juntar Ljubomir Stanisic, Noélia Jerónimo e João Rodrigues e os russos Ivan e Sergey Berezutskiy num só palco.

Ao longo dos últimos catorze anos, o Congresso dos Cozinheiros (CNC) tem sido responsável por levantar debate sobre as várias temáticas da área gastronómica e por reunir chefes portugueses e estrangeiros num só palco. E este ano (não) será diferente. Entre as novidades do cartaz já apresentado, destaque para a presença dos irmãos Ivan e Sergey Berezutskiy, chefes e proprietários do restaurante Twins Garden (Rússia), o 19.º melhor restaurante do mundo para a lista The World’s 50 Best — e que no dia 28 se vão juntar a João Rodrigues para um jantar a seis mãos no Feitoria, no âmbito da iniciativa Lisbon Food Week.

Mas esta não será a única novidade internacional. Este ano juntam-se mais sete nomes, como os dos brasileiros Manu Buffara, do Manu (Curitiba), Onlido Rocha, do Roccia (João Pessoa) e João Ferraz, do projeto Casa do Carbonara. E também dos espanhóis Juanjo López, da Tasca de Enfrente (Madrid) e Iñaki Martinez de Albeniz, sociólogo que recentemente desenvolveu uma pesquisa — em parceria com o chefe do Mugaritz, Andoni Aduriz — sobre o consumo de doces no mundo. No evento, vão estar ainda os chefes Siegfried Danler do Pauly Saal (Alemanha) e Anthony Beldroega do Arpège (França).

Do lado nacional, não vão faltar também os chefes Ljubomir Stanisic, do 100 Maneiras (Lisboa), João Rodrigues, do Feitoria (Lisboa), Alexandre Silva, do Loco (Lisboa), Nuno Diniz, da E.H.T. Lisboa, Carlos Teixeira, do Esporão (Reguengos de Monsaraz), Ricardo Dias Ferreira, do Elemento (Porto), Nelson Amorim, do Il Fumo, (Banguecoque) ou Gabriela Marques, do Ritz Four Seasons (Lisboa).

Além da ação evidente das demonstrações de cozinha, haverá ainda mais dois focos de atenção: o Palco Carne, liderado pelas Carnes Jacinto e o Palco Produto, onde será possível provar, por exemplo, uma receita de bacalhau de Vítor Adão, do Plano (Lisboa), a feijoada de Óscar Gonçalves, do G Pousada (Bragança), o polvo de Luís Brito, do A Ver Tavira (Tavira), a carne maturada de Luís Gaspar, da Sala de Corte (Lisboa) e o xerém do Noélia e Jerónimo (Cabanas de Tavira).

Inserida no evento — e dedicada especialmente aos mais gulosos — vai estar uma banca dedicada à pastelaria onde vários chefes vão dar a conhecer algumas das suas criações.

Além disto tudo, o Congresso dos Cozinheiros também contará com um espaço de exposição de arte e fotografia. Em paralelo, vai decorrer ainda a última etapa do concurso de bar Barman do Ano e a estreia do filme ‘A Moda da Cozinha’, realizado por Paulo Amado e Tiago Pereira.

Apenas dizer que o valor de entrada para um dia no Congresso dos Cozinheiro custa 80€ e para dois, 150€.

Para mais informações consulte o site oficial.

*Artigo atualizado dia 20 de setembro de 2019, às 16:42.