Dois pratos, 15 metros quadrados e seis lugares. Este é o novo espaço que nasceu na capital portuguesa. Francisca van Zeller e Gustavo Blanco são dois exploradores fascinados pela cultura asiática e fundaram o Sun Tan, um micro restaurante caseiro dedicado a sopa de noodles.

Tudo começou com uma brincadeira entre amigos. Os elogios aos pratos de Francisca incentivaram-na a explorar novas técnicas e, sem dar conta, todo o círculo de amigos queria testar as suas criações. “Uma coisa levou à outra e Sun Tan”, brinca o casal.

Não gostam da palavra conceito, nem chefe e não há uma história elaborada por trás da cozinha. Este é um espaço para refeições “simples e informais”, conta Gustavo. “A Francisca apenas cozinha muito bem, dedicou-se a aperfeiçoar a técnica neste tipo de pratos e o resultado é, acreditamos, ótimo”. Contudo, a cozinheira do Sun Tan já acumulou experiências em restaurantes das cidades onde viveu como Barcelona ou Berlim, nesta última num conceito totalmente kosher (alimentação que respeita as leis do judaísmo).

Aqui, o foco são os caldos aromáticos que são preparados todos os dias. Em duas panelas, que fervem durante o dia, encontram-se caldo de carne (feito a partir de ossos) ou vegetariano (com diversos vegetais). Estes são servidos acompanhados de diferentes noodles, legumes frescos ou ovo. Assim o menu muda constantemente e tem apenas duas sugestões diárias. Segundo o casal, para já, o menu não vai sofrer um aumento de oferta porque a ideia é fazer bem o que têm feito até agora e que “as pessoas voltem”. Ou então, que levem para casa a sua sopa de noodles, já que o restaurante disponibiliza um serviço de take-away.

Quando questionados sobre o facto de haver apenas lugar para seis pessoas o casal responde somente: “Porque não seis? Podemos estar perto delas, é como se estivéssemos em casa”.

Contactos:

Morada: Rua de Sao Bento, 66
1200-819 Lisboa
Telf.: 911 102 127

Horário: De segunda a quarta-feira das 12h às 18h. De quinta a sexta-feira das 12h às 23h. Encerra ao fim de semana.