DeliverLX é uma plataforma online que permite que o cliente faça um pedido diretamente com o restaurante, eliminando as habituais taxas cobradas pelas aplicações de entrega de comida, aumentando as receitas do restaurante. A ideia pertence a Rob Kramer e Pedro Cabral da eStart4.com, finalista do From Start To Table, o programa de aceleração da Startup Lisboa para negócios ligados ao ecossistema da restauração.
“O coronavírus tem sido, sem dúvida alguma, um enorme problema para todos os setores. A maioria dos restaurantes voltou-se para a entrega de comida, de forma a minimizar os danos causados pela pandemia aos seus negócios. Plataformas agregadoras de entrega de comida como a Uber Eats e Glovo a chegam aos 35% em comissões de serviço de entrega, acabando por funcionar como uma faca de dois gumes. Através destas plataformas os restaurantes aumentaram os volumes de vendas, no entanto, para a esmagadora maioria, o que sobra na caixa ao final do dia são valores residuais devido às comissões cobradas pelo serviço de entrega”, começa por explicar Rob Kramer, cofundador da DeliverLx.
A ideia da DeliverLx é o cliente fazer o pedido diretamente com o restaurante através das redes sociais do estabelecimento ou do site www.deliverlx.com e, depois, acompanhar o seu pedido online, tal como o pode fazer nas aplicações de entrega de comida, sem ter que fazer downloads ou criar um registo. A plataforma criada por Rob Kramer e Pedro Cabral não cobra taxas de entrega ao restaurante que pode optar por fazer o delivery por meios próprios ou então deixar a cargo da DeliverLx. Para isso, basta o restaurante pagar uma subscrição mensal de 59€. Já ao consumidor final será cobrado a taxa de entrega, tal como acontece com outras aplicações. “Por si, trata-se apenas de encomendar diretamente do restaurante, em vez de utilizar uma aplicação. Para o restaurante, pode ser a diferença entre a sua subsistência ou fechar portas”, afirma Hilário Costa, presidente da Associação de Comerciantes do Bairro Alto, parceiro da nova plataforma e que representa cerca de 250 restaurantes e bares.
O responsável explica ainda que se um restaurante oferecer um desconto de 20-40% como promoção através das comuns aplicações “é provável que esteja a perder dinheiro”. Pois muitas vezes, “a única forma dos restaurantes obterem alguma exposição nestas plataformas é através da prática de descontos que chegam a ser prejudiciais para o próprio restaurante. Tão simples como: se um restaurante oferecer 40% e o outro não, as pessoas escolhem o que tem desconto. Durante uma pandemia como a do Covid-19, os restaurantes não podem realmente dar-se ao luxo de perder mais receitas”.
Para já, a plataforma funcionará apenas em Lisboa. No futuro, está previsto que chegue a mais cidades portuguesas. Na capital, El Bulo, Senhor Abel, A Coxinharia, Thai Garden e SukhoThai são alguns dos espaço aderentes.
Os restaurantes que queiram fazer parte da iniciativa e realizar vendas através do site, bem como os clientes que queiram fazer pedidos podem fazê-lo através do site www.deliverlx.com.