Esta sexta-feira, dia 27 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Estudante de Gastronomia, promovido pelo concurso Jovem Talento da Gastronomia, das Edições do Gosto. Ao longo de nove horas, vai ser transmitida “a maior aula de gastronomia de sempre”, garante a organização. Em ano de viragem, a competição vai apresentar-se apenas numa única fase, na final nacional onde, ao mesmo tempo, decorrerá o Fórum JTG, em março de 2021.

Como forma de fomentar a aprendizagem, a experiência e o conhecimento dos futuros profissionais de gastronomia, o Jovem Talento da Gastronomia implementou o Dia Nacional do Estudante de Gastronomia que vai permitir “a todos os estudantes em Portugal usufruírem de um dia de formação, aprendizagem e enriquecimento pessoal e profissional”, afirma a organização.

Será feita a transmissão online de conteúdos gastronómicos por parte de reconhecidos profissionais do setor. Do programa fazem parte temas como ”Inspiração vegetal na pastelaria”, “Sustentabilidade no mundo do bar”, “Jornalismo gastronómico”, “Desafios à cozinha portuguesa” e “Preparação pessoal para o trabalho”. Tiago Lima Cruz (Cozinheiro), João Sá (Sála, Lisboa), Sara Soares (ACPP), Joana Duarte (Tapisco, Lisboa), Alejandro Chávarro (Arkhe, Lisboa), Tiago Bonito (Largo do Paço, Amarante), Fernão Gonçalves (Grupo Plateform), Mário Rolando (Padeiro), António Loureiro (A Cozinha, Guimarães) e Virgílio Gomes (Investigador) são alguns dos oradores. A transmissão é gratuita e será feita no canal de Youtube das Edições do Gosto.

Acresce a este dia ainda uma rota nacional de restaurantes ‘Futuro à Prova’ com menus especiais e acessíveis para os estudantes de gastronomia. Para usufruir da promoção, os interessados devem contactar diretamente os restaurantes aderentes e no dia, levar consigo um documento que comprove que é estudante na área da gastronomia (declaração da escola e/ou cartão de aluno). Note-se que algumas promoções só estarão disponíveis no dia 27 de novembro e outras na semana seguinte (de 30 de novembro a 6 de dezembro) ou em dias específicos. Plano de Vítor Adão (Lisboa), Via Graça de Guilherme Spalk (Lisboa), A Cozinha de António Loureiro (Guimarães), Semea by Euskalduna de Vasco Coelho Santos (Porto) e Xisto de João Lima (Penela) são apenas alguns dos espaços integrados na rota. A lista completa pode ser consultada aqui.

Esta não é a única iniciativa dedicada ao público-alvo do concurso, que também terá acesso gratuito ao Canal JTG, inserido no site do Jovem Talento, com conteúdos próprios, como entrevistas, reportagens e artigos.

À parte destas novidades, o concurso Jovem Talento encontra-se com inscrições abertas até dia 30 de dezembro. Podem participar todos os jovens que se encontrem a estudar nas escolas de hotelaria em Portugal nas áreas da cozinha, pastelaria, bar e sala ou que sejam profissionais há menos de um ano e que tenham até 25 anos de idade. Posteriormente, uma equipa de júri elegerá, entre os concorrentes inscritos, um máximo de quatro para disputarem a final nacional, dentro das categorias a concurso. Este apuramento é feito com base na avaliação das fichas técnicas enviadas na inscrição. A final da 9ª edição do JTG tem lugar na Escola Profissional de Esposende, em março de 2021. No mesmo dia vai acontecer o Fórum JTG, dedicado aos estudantes de gastronomia. O evento será transmitido online.

Mais informações no site oficial do evento aqui.