A primeira edição do festival SomSabor começa a partir de dia 11 de julho e prolonga-se até ao fim do verão. O evento vai juntar nomes da música, da literatura e da restauração, no Espaço Espelho D’Água, em Lisboa.

“O projeto leva em conta não só a nossa sobrevivência enquanto restaurante, mas também a responsabilidade social. Há uma série de músicos que está há tempos sem se apresentar por conta da pandemia. E o facto de termos um espaço grande dá-nos a possibilidade de juntar a restauração com atividades culturais”, começa por explicar Mário Almeida, idealizador do evento e proprietário do restaurante, cafeteria e também galeria de arte Espelho D’Água, inaugurado há seis anos, junto ao rio Tejo, em Belém.

Como a ajuda de dois amigos, Paulo Amado (diretor do Etaste), no papel de curador gastronómico e Juliano Zappia, como curador musical, Mário elaborou um cartaz cultural que junta a arte à gastronomia, com concertos, tertúlias e jantares inéditos.

Relativamente a estes jantares, — cujo objetivo é “oferecer uma interpretação contemporânea e irá conceptualmente ligar Portugal às viagens que os portugueses fizeram no período das navegações pelo mundo” — estes acontecerão sempre após uma tertúlia e antes de um concerto.

“Uma das razões de eu estar neste projeto é a perspetiva aberta do que é um fenómeno cultural e artístico, onde a gastronomia tem que ter o seu lugar. Vamos ter cozinheiros emergentes e outros consolidados. Procuramos a diversidade humana, independentemente da origem. Procuramos cozinheiros com uma vontade de adiantar o futuro. Mesmo que venham a fazer um prato de sua tradição ou apresentar o seu toque à tradição”, afirma Paulo Amado.

No fim de semana de abertura, dias 11 e 12, juntam-se a Rui Araújo, chefe do Espelho d’Água, Tiago de Lima Cruz e Pedro Monteiro. Seguem-se António Queiroz Pinto, de 17 a 19 e Umaro Baldé de 24 a 26. Por último, a 31, apresenta-se José Júlio Vintém. Os menus (com preços entre os 30€ e os 35€) incluem entrada, prato principal, café, sobremesa e bebidas. Há ainda a possiblidade de reservar mesas inteiras para cinco ou nove pessoas do mesmo grupo.

Os bilhetes para o SomSabor pode ser adquiridos aqui.