A cidade de Madrid, em Espanha, será o palco da apresentação do Guia Michelin Espanha & Portugal 2021, a decorrer dia 30 de novembro.

Em comunicado oficial, Mª Paz Robina, diretora geral da Michelin Espanha & Portugal afirma que a Michelin está consciente dos difíceis momentos que o setor turístico e da restauração enfrenta atualmente devido à “crise sanitária e económica”. Segundo a responsável, o desejo da empresa é que “a normalidade regresse de forma mais rápida e possível e que os clientes de todo o mundo desfrutem de novo do grande talento dos nossos chefes”. Mesmo por isso, a cerimónia de entrega de prémios deste ano do Guia Michelin promete ser “inovadora” no sentido em que adaptará à situação atual, “dando prioridade à segurança de todos”. Como habitual, além do evento físico em que chefes portugueses e espanhóis se reúnem para receber as suas distinções, também será possível acompanhar a gala em direto, através das redes sociais do evento.

Esta será a terceira vez que a cerimónia de entrega de prémios se realizará na capital espanhola, depois de uma primeira ter acontecido 2010 e uma segunda três anos depois, em 2013. Relembre-se que apenas por uma vez a Michelin escolheu Lisboa como cidade anfitriã para uma gala de entrega dos famosos macarons — uma distinção desejada por tantos no setor gastronómico. Aconteceu em 2018 e, nesse ano, Henrique Sá Pessoa foi um dos vencedores da noite ao conquistar a segunda estrela Michelin para o seu Alma (Lisboa). A Cozinha (Guimarães), G Restaurante (Bragança) e Midori (Sintra) foram os restantes restaurantes portugueses a conseguir o feito da estrela Michelin nessa edição.