Os ecos da crise que a restauração vive devido à pandemia do novo coronavírus começam agora a ter efeito. O chefe José Avillez decidiu encerrar definitivamente seis dos seus restaurantes em Lisboa e Porto. Casa dos Prazeres, Beco Cabaret Gourmet, Café Lisboa, Cantina Peruana, Rei da China e Mini Bar – Porto são os espaços agora fechados.

Um dia depois de anunciar a abertura do Bairro do Avillez, com a inclusão dos conceitos da Pizzaria Lisboa e do Mini Bar no espaço, a equipa de comunicação de José Avillez confirmou a decisão do chefe de encerrar parte da sua panóplia de restaurantes, que já chegavam a perto de duas dezenas.

No site oficial do chefe, também já não constam quaisquer informações sobre os restaurantes visados. Recorde-se que, sendo assim, Avillez detém agora o Michelin Belcanto, o Bairro do Avillez (Taberna, Páteo, Pizzaria Lisboa e Mini Bar – Lisboa), os “quatro” Cantinho do Avillez (Cascais, Chiado, Parque das Nações e Porto), o Canto, os food corners no Gourmet Experience do El Corte Inglés Lisboa (Tasca Chic, Jacaré e Barra Cascabel) e ainda a Tasca, inserido no Mandarin Oriental Hotel, no Dubai.

No verão de 2019, o chefe já tinha encerrado outros três restaurantes em Lisboa — Za’atar, Pitaria e Cantina Zé Avillez — por diferentes razões, alegando ser resultado de decisões de gestão”.