Nos passados dias 16 a 18 de novembro, decorreu a 29º edição dos ‘World Cheese Awards’, na cidade de San Sebastian, no norte de Espanha. Kraftkar, um queijo azul – elaborado a partir de leite de vaca – produzido na região de Tingvoli, na Noruega, foi o grande vencedor do concurso.
Segundo o jornal El Mundo, a opinião entre os jurados foi de que o queijo do produtor Gunnar Waagen era “muito grosso com veias azuis bastante solidificadas e de textura formidável e crocante”.
Foram a concurso mais de três mil queijos, oriundos de 35 países. Kraftkar acabou por ganhar 71 pontos em 80 possíveis. Quanto aos restantes lugares do pódio, Cala Blanc e Cremositos del Zújar (Espanha) partilharam o segundo lugar, enquanto as marcas Oveja Grazalemeña (Espanha) e Gorgonzola Doce (Itália) ficaram na terceira posição.
