É uma ode à mãe natureza e ao que esta oferece no seu estado mais puro. Chama-se Terroir, fica no hotel Six Senses Douro Valley, no norte do país e abriu portas no passado mês de julho. É o mais recente projeto do chefe Ljubomir Stanisic e é dedicado à cozinha vegetariana.

O ETASTE falou com Ljubomir Stanisic para conhecer o seu novo projeto no Douro, que fica ao comando de Luís Borlido, chefe executivo do hotel. ‘Tomatada com sabores do São João’, ‘Tártaro de beterraba com bolacha de wasabi’ ou ‘Tubérculos no Josper com puré de topinambur e molho asiático’ são alguns dos pratos que pode encontrar no menu.

Que tipo de conceito podemos encontrar no Terroir?

É um conceito baseado na terra, no produto, na honestidade, e que tem na base os produtos das nossas hortas e dos produtores da região que estão mais próximos à estrutura do hotel. A par do Terroir, criámos também o Earth Lab, o primeiro laboratório em Portugal de processamento de produtos naturais, sem químicos, sem açúcar. Num hotel como o Six Senses, a necessidade e a preocupação com a alimentação saudável são uma constante e eu próprio comecei, nos últimos tempos, a olhar de outra forma para a comida vegetariana. Juntando isso, decidimos criar um conceito sem proteína animal, que introduz um novo conceito num hotel que já tem diferentes restaurantes. Estamos em Lamego, na região do Douro, que tem grande tradição de enchidos, carnes. E com o Terroir podemos oferecer uma experiência completamente diferente.

Qual a origem dos produtos?

Temos ervas, folhas, vegetais ou cogumelos, tudo saído das nossas hortas. Além disso, produzimos os nossos próprios fermentados, como pickles e kimchi, como também vinagretes caseiros à base de vinho do Porto.

Estando num local onde os vinhos são uma referência, que tipo de sugestões podemos encontrar na carta? E que outras bebidas são servidas?

Servimos vários tipos de sumos, chás e águas aromatizadas. Quanto aos vinhos, temos vinhos da região do Douro, e a maioria deles são biológicos e naturais.

Como é lidar com vários projetos ao mesmo tempo?

Obriga a muita ginástica e, muito importante, a manter uma grande equipa. Tenho muita gente que trabalha comigo para garantir que tudo funciona.

O Terroir junta-se como o mais recente projeto do chefe, ao 100 Maneiras e ao Bistro 100 Maneiras, em Lisboa e à consultoria do restaurante Sem Porta, no hotel Sublime na Comporta.

Contactos:

Terroir – Six Senses Douro Valley

Morada: Quinta Vale de Abrão,
5100-758 Samodães
Telf.:
254 660 600

Horário: Aberto de terça-feira a sábado, apenas aos jantares.