Matéria é um projeto sonhado pelo chefe João Rodrigues agora transformado em realidade na forma de plataforma online que conta com um mapeamento de produtores e produtos por Portugal afora.

No início de 2017, o chefe do Feitoria, no Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, apresentou o menu Matéria, com foco no produto, e que teve a sua primeira expressão através de jantares com convidados nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo, João liderou uma série de visitas por Portugal afora na procura de produtos e produtores “com boas práticas agrícolas e produção animal em respeito pela natureza e meio ambiente, enquanto elementos fundamentais da cultura portuguesa” para criar uma base de dados de consulta a cozinheiros e entusiastas, a que chamou Projeto Matéria — agora disponível.

“Os produtores são os guardiões do território, do saber fazer, das tradições, dos costumes e em última análise da nossa identidade. Queremos que eles façam parte do processo diário da nossa cozinha, da nossa aprendizagem, da nossa filosofia e da mensagem que queremos transmitir. Para que isto aconteça, temos de ir ao seu encontro e percorrer o país de norte a sul, estar dispostos a passar tempo e perceber o que fazem e como o fazem”, pode ler-se no site do Projeto Matéria.

Esse trabalho feito por Rodrigues ao longo dos últimos anos — e que o próprio caracteriza como sendo continuo e em constante desenvolvimento e atualização — culminou numa reunião de perto de 40 produtores, por região ou produto, com um pequeno resumo de cada projeto e respetivos contactos. O novo site conta ainda com um calendário onde é possível consultar as respetivas épocas de melhor consumo para cogumelos, frutos, legumes e carnes.