O renovado teatro Capitólio, em Lisboa, foi ontem, dia 28 de março, palco de mais uma edição dos prémios Boa Cama Boa Mesa, do Jornal Expresso. Há já 15 anos que o guia distingue restaurantes e hotéis por Portugal fora. O chefe José Avillez foi um dos galardoados da noite. E o seu Belcanto, em Lisboa, conquistou um dos quatro garfos de platina.

Depois de no último ano ter acrescentado à sua extensa lista de restaurantes, sete novos espaços (Beco Cabaret Gourmet, Cantina Peruana, Jacaré, Tasca Chic, Cascabel, Pitaria e Cantina Zé Avillez), e de no início deste ter conquistado o título Grand Prix de L’Art de la Cuisine, José Avillez foi considerado, pela segunda vez (primeira em 2013), ‘Chefe do Ano’ para o Guia Boa Cama Boa Mesa.

Numa altura em que comemora o seu décimo quinto aniversário, o guia apresentou uma nova estrutura de prémios, que incluiu a criação do galardão ‘Garfo de Prata’ que se junta aos já conhecidos ‘Garfo de Platina’ e ‘Garfo de Ouro’. Agora sem número limite de premiados, o desempenho dos restaurantes ao longo do ano irá ditar a atribuição de qualquer uma das distinções. Posto isto, passam a fazer parte da categoria Platina de 2018, apenas quatro restaurantes, sendo eles o Feitoria, o Belcanto, o Loco (Lisboa) e o São Gabriel (Loulé). A Cozinha (Guimarães), Euskalduna (Porto) e Taberna Ó Balcão (Santarém) foram alguns dos espaços premiados nas outras categorias.

Conversas Boa Cama Boa Mesa

O guia do Jornal Expresso apresentou uma outra novidade, a primeira edição das Conversas Boa Cama Boa Mesa, que reuniu seis nomes para falar das temáticas da restauração e do turismo em Portugal. Vítor Sobral, chefe de cozinha e empresário, foi um dos oradores que se apressou a valorizar o bom momento que o país vive. “Nunca tivemos cozinheiros e restaurantes tão bons como agora”. E Rui Sanches, fundador da Multifood, concorda em pleno: “somos uma potência gastronómica a acordar”. E umas das consequências diretas dessa situação foi o incremento do número de turistas. Afinal, como refere o presidente do grupo Hoti Hotéis, Manuel Proença, “o turismo é o motor da economia” e Portugal pode muito bem ser um país, a lançar nos próximos anos “algumas das novas tendências”, considera Guta Moura Guedes, presidente da Associação Experimenta e colunista do Jornal Expresso.

A partir de dia 30 de março, pode adquirir o guia por 9,90€ com o Jornal Expresso. Vai também estar disponível em versão digital na app Boa Cama Boa Mesa 2018.

Veja aqui a lista completa dos restaurantes vencedores:

Garfo de Platina

Belcanto (Lisboa)

Feitoria (Lisboa)

Loco (Lisboa)

São Gabriel (Loulé)

Garfo de Ouro

Antiqvvm (Porto)

Casa de Chá da Boa Nova (Matosinhos)

Fortaleza do Guincho (Cascais)

G Pousada Restaurante (Bragança)

Il Gallo D’Oro (Funchal)

Largo do Paço (Amarante)

Mesa de Lemos (Viseu)

Ocean (Lagoa)

Rei dos Leitões (Mealhada)

Restaurante L’AND (Montemor-o-Novo)

The Yeatman (Vila Nova de Gaia)

Vila Joya (Albufeira)

Garfo de Prata

A Cozinha (Guimarães)

Alma (Lisboa)

Euskalduna Studio (Porto)

Ferrugem (Vila Nova de Famalicão)

Fialho (Évora)

LAB by Sergi Arola (Sintra)

O Paparico (Porto)

Pedro Lemos (Porto)

Pequeno Mundo (Loulé)

Restaurante Noélia (Tavira)

Restaurante Varanda (Lisboa)

Solar dos Presuntos (Lisboa)

Taberna Ó Balcão (Santarém)

Vallécula (Guarda)

Vista Restaurante (Portimão)

Mais informações aqui.