A história é comum. Dois americanos viajaram até à Península Ibérica e apaixonaram-se pelos produtos dos dois países e mais tarde abriram um restaurante em Nova Iorque inspirado nessas experiências. Falamos de Nialls Fallon e Nick Perkins, dois amigos de longa data que juntos partilham a paixão pela cozinha.

O ‘love affair’ entre Nialls Fallon e Portugal não é de agora. O norte-americano é há muito conhecedor dos produtos portugueses e nos vários restaurantes do qual foi proprietário era hábito ter alguns destes nas prateleiras, sobretudo os enlatados. “Tanto eu como o Nick somos maravilhados pela simplicidade da cozinha portuguesa, em especial pelos produtos vindos do mar”, afirma Nialls. O que também é motivo de fascínio são os mercados lusos e espanhóis, que encantam pela sua “diversidade e qualidade” de produtos. Antes de Cervo’s, inaugurado em junho deste ano em Manhattan, os sócios abriram em 2016 o restaurante Hart’s em Brooklyn, focado numa cozinha de inspiração marítima.

Os dois restaurantes estão ligados não apenas no conceito mas também no nome. Cervo é a palavra em português para Stag, o nome do meio de Nick, um sinónimo da palavra Hart. “Quando pensámos no novo espaço era constante a nossa referência ao mesmo como a versão portuguesa do Hart’s, então apenas traduzimos a palavra para português e nasceu o Cervo’s”, explica Nialls.

O conceito de cervejaria portuguesa é evidente no menu do Cervo’s, composto por produtos como ostras, ameijoas, camarão, anchovas, lapas ou mexilhão. “Queremos que o restaurante reflita a experiência que o cliente possa ter numa cervejaria em Portugal” esclarece Nick, também ele responsável pela cozinha do espaço. “Em Nova Iorque temos boas ostras e essa qualidade fez com que o produto ganhasse destaque na nossa carta”. ‘Espetadas de frango com cebolas doces e piri piri’, ‘Arroz de marisco com tomate e lula’, ‘Amêijoas com alho e vinho verde’ ou ‘Mexilhão com molho escabeche e pepinos’ são algumas das sugestões. Nos preparativos dos pratos usam produtos típicos, com a erva-doce, a laranja e a paprika para dar “uma certa coesão” à carta, refere Nick.

O menu de vinhos é também composto por vinhos portugueses e espanhóis como a Quinta do Perdigão 2015, a Quinta do Regueiro Alvarinho Trajadura 2016 ou o basco Ulibarri Tracolli 2015. Há também cocktails, um vermute (espanhol) e uma cerveja portuguesa, Coral.

Aberto há um mês, Nialls afirma que o feedback tem sido “ótimo” por parte dos clientes e que para o futuro espera que os americanos possam ter o prazer de desfrutar de uma verdadeira experiência de uma cervejaria portuguesa em Nova Iorque.

Nick Perkins e Nialls Fallon. Foto: Julia Gillard

Os amigos e sócios Nick Perkins e Nialls Fallon. Foto: Julia Gillard

Contactos:

Cervo’s
Morada: 43 Canal St
New York, NY 10002

Telf: (212) 226-2545

Aberto de quarta a domingo, das 17h30 às 11h. Sexta e sábado até às 24h.