Óscar e António Gonçalves — mais conhecidos por irmãos Geadas — formam a dupla responsável pelo restaurante Michelin G, na Pousada de Bragança e agora pelo novo Contradição Gastrobar, localizado dentro do Castelo da cidade.

Contactos:

Contradição Gastro Bar
Morada: Rua Rainha D. Maria II, 197, Bragança
Reservas: 926 844 363
Horário: Aberto de quarta a sexta-feira, das 16h à 1h. Sábado e domingo do 12h à 1h.

Contradição Gastrobar, o novo espaço de Bragança que pretende mostrar a cozinha do restaurante G (uma estrela Michelin) “mas com produtos mais acessíveis e num conceito de partilha”, nasceu em tempo record — em apenas 20 dias os irmãos Geadas tinham o conceito idealizado e o restaurante pronto a abrir. “Temos uma equipa de F&B (Food & Beverage) grande na Pousada e no restaurante e queríamos mantê-la. Pesou-nos muito esse lado social, são pessoas que formámos e que nos ajudaram a atingir objetivos. Foi então que em conversa com o proprietário do prédio (que em breve contará também com um alojamento local), eu e o meu irmão António decidimos aproveitar o rés-do-chão  — que fora uma taberna — para abrir algo nosso em que pudéssemos alocar membros da equipa e também criar um espaço que cativasse o público da cidade, a preços acessíveis. Não podíamos baixar a guarda perante as nossas equipas, fornecedores e clientes”, começa por explicar Óscar Gonçalves, o cozinheiro dos dois irmãos. Como a casa já estava devidamente montada para ser um restaurante, os responsáveis apenas preencheram o espaço com equipamento de cozinha e alguma decoração. Montaram ainda uma esplanada que conta com uma obra do artista local Pedro Rodrigues.

O espaço interior leva 20 lugares e assenta numa carta composta por snacks, mini pratos e outros mais compostos — num conceito que se quer de partilha. Assim, as opções passam por elementos de cozinha regional mas numa versão contemporânea de que são exemplos pastéis de massa tenra e chamuças (ambas receitas da família que também é proprietária do histórico restaurante Geadas), tábuas de enchidos de porco da região e queijo, bem como, carabineiros ao alho, entrecôte de vaca maturada, truta escalfada com espuma de açorda com erva peixeira, sames de bacalhau com cuscos de Vinhais e puré de batata trufada com lagarto de porco Bísaro.

Na carta de vinhos, especialidade de António Gonçalves, sommelier, há cerca de 70 referências “sobretudo” regionais e também nacionais.

 

  •  

  •  

  •