O restaurante Doca Peixe, na Doca de Santo Amaro, em Lisboa, tem 22 anos de história. O espaço especializado em peixe, pertencente ao Grupo Capricciosa, reabriu com uma nova carta e decoração.

Contactos:

Doca Peixe
Morada: Doca de Santo Amaro, Armazém 14. Lisboa
Reservas: 213 973 565
Horário: Aberto todos os dias, das 12h às 23h.

Com a paragem forçada devido ao novo coronavírus, o Grupo de restauração Capricciosa — detentor em Lisboa, Carcavelos e Cascais dos restaurantes Otto, Popolo, Selllva, Capricciosa, República da Cerveja e do pub Irish & Co — decidiu reformular o seu Doca Peixe, “um restaurante referência, um dos primeiros a servir bom peixe na Doca de Santo Amaro”, e assim oferecer uma nova vida que começa no espaço, agora com tons mais “clean com um toque das peças da Bordallo Pinheiro”, começa por dizer Luís Farinha, chefe de sala do restaurante há duas décadas. É ele quem nos guia numa visita pelo espaço, composto por dois pisos e uma esplanada (num total de 162 lugares) — e que à entrada apresenta uma montra de peixe e marisco. “Hoje há pregado, salongo, robalo, dourada, cantarilho e também ostras”, enumera. “Normalmente, os peixes provêm de Setúbal ou Sesimbra. Aqui o produto de qualidade sempre foi uma prioridade”, refere.

A montra de peixe e marisco está localizada à entrada do restaurante. Foto: DR

De vista para o Tejo, há uma nova carta a conhecer, mais pequena e com uma oferta mais centrada naquilo que são os alicerces do restaurante. Nas opções permanecem os clássicos do espaço como são exemplo o polvo assado, o bacalhau na brasa, o arroz de lavagante com gambas e coentros, a cataplana de peixe e marisco, as gambas Porto Fino flamejadas, a sopa de garoupa, as amêijoas à Bulhão Pato e os pastéis de bacalhau, além claro das variedades de peixe, preparados no carvão ou ao sal, e de marisco. “O conceito do Doca Peixe baseia-se no forte compromisso de juntarmos a tradição e a modernidade, que se reflete numa carta que respeita os pratos mais emblemáticos da casa aos quais juntámos alguma irreverência e toque internacional”, explica Rita Geraldes, diretora de Marketing e Comunicação do Grupo Capricciosa.

Assim, nas novidades figuram agora pratos como a massada de peixe com corvina e camarão, o pica-pau de lombo, a salada de polvo, a tagliatelle com carabineiro do Algarve, a tagliatelle com piso de manjericão, o camarão grelhado com arroz de tinta de choco, o prego de atum dos Açores e a sobremesa tarte de lima — numa nova versão “mais leve e fresca”. Parte das novidades é também o menu ‘Mariscada Doca Peixe’ em que é possível provar cinco pratos da casa, por 110€. As doses são para duas pessoas e incluem, por exemplo, carabineiro grelhado e casco de sapateira recheada.