Jéssica Carreira, David Costa e Nelson Amorim são três chefes portugueses a dar cartas nos Estados Unidos e na Tailândia, respetivamente. Em outubro, recebem nos seus restaurantes vários colegas compatriotas, em jantares de elogio a Portugal.

As iniciativas não foram combinadas mas o certo é que as próximas edições do ‘Portugal New Dawn’, em Banguecoque e do ‘Adega’s Michelin All-Star Experience’, na Califórnia acontecem pela mesma altura, com a mesma finalidade: promover a cozinha portuguesa.

O primeiro evento acontece já dias 10 e 11 de outubro, no Il Fumo de Nelson Amorim, que conta com passagens em vários restaurantes no continente asiático. O chefe de 27 anos prepara-se para receber o irmão e também cozinheiro, António Amorim, da Fábrica do Pastel de Feijão, em Lisboa e Alexandre Silva, do Loco (uma estrela Michelin), em Lisboa. Em conjunto, vão cozinhar um menu de sete pratos. “Quero que o Il Fumo [que Nelson define como sendo um restaurante português mas não de cozinha portuguesa] seja um marco de promoção da nossa cozinha no sudoeste asiático”. No âmbito da mesma iniciativa, em maio, o chefe já recebeu Vítor Matos, do Antiqvvm, no Porto.

De seguida, dias 12 e 14, desta vez no continente americano, em San Jose, na Califórnia, David e Jéssica, o casal responsável pelo restaurante Adega (uma estrela Michelin), recebem os igualmente estrelados Miguel Laffan, do L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo, Benoit Sinthon — um francês há vários anos em Portugal — do Il Gallo D’Oro, na Madeira e Tiago Sabarigo, do Costes Downton, em Budapeste, na Hungria. O menu será constituído por dez pratos, devidamente harmonizados com vinhos portugueses. Segundo explica David, esta é uma iniciativa para continuar, em prol da contínua aposta do restaurante na valorização da gastronomia portuguesa.

As reservas devem ser feitas através dos respetivos sites dos restaurantes, aqui e aqui.