O imaginário da gastronomia da Áustria leva-nos imediatamente a pensar em Schnitzel, esse magnífico panado de vitela, dourado, muito fino e crocante que encanta gente de todas as idades. Claro que a Áustria será mais do que isso, mas para começar não está mal.

Este Schnitzel é o prato assinatura da capital austríaca, Viena, tão exportado para fora da cidade e do país como Wiener Schnitzel. Só o bolo Sachertorte, outra maravilha vienense, o poderá acompanhar em notoriedade, mas isso fica para outras prosas.

No Figlmüller, (Figlmüller Wollzeile), localizado numa estreita e medieval rua pedonal ao lado da catedral de Viena, o Schnitzel é de porco. Mas igualmente dourado, fino e crocante.

O espaço transporta-nos para as tabernas do norte da Europa, todo em madeira, luminoso, tetos baixos, salas pequenas e mesas grandes para partilhar. Em contraponto, os empregados trajam todos de smoking e fazem equilibrismo entre os clientes com os enormes panados a transbordar do prato e um gomo de limão em cima. Este restaurante é também uma reminiscência urbana das tabernas que rodeiam Viena e onde ainda hoje se compra o vinho que se faz nas encostas e se leva a comida de casa para comer na sala.

O tamanho da lista não interessa. Não é grande, tem uma boa variedade da gastronomia tradicional do leste da Áustria, mas o que toda a gente pede é Schnitzel. Habitualmente é servido com uma salada mista (alfaces, tomate e cebola). Uma excelente e típica alternativa é a salada de batata, fresca, cremosa e acídula pela contribuição do vinagre e o cebolinho que lhe dá uma cor viçosa.

A acompanhar, a recomendação da casa: Grüner Veltliner, o vinho branco, leve, freso e frutado desta casta austríaca que vem em jarro para a mesa e que acaba num instante. Se perguntarem aos entendidos em harmonias gastronómicas, nada disto faz sentido, mas a verdadeira ligação vai fazer-se pela emoção da tradição, pela experiência do lugar e pela boa comida do Figlmüller.

O Reino do Leste é um manancial de gastronomia por descobrir deste lado da Europa, mas vale a pena explorar e o ponto de partida é o Schnitzel.

O afamado Schnitzel. Foto: DR

O afamado Schnitzel. Foto: DR

Contactos:

Figlmüller Wollzeile

Morada: Wollzeile 5, 1010 Vienna
+43 1 512 61 77