Filipe Martins, proprietário da pastelaria e padaria Kubidoce, em Olhão, no Algarve, abriu uma nova loja em Vila Real de Santo António de nome A Padaria. Em tempos de Covid-19, o espaço está aberto sete dias por semana, respeitando todas as regras de segurança e higienização decretadas pelo Governo. Pães de massa mãe, croissants, brioches, folhados e queques são algumas das iguarias disponíveis.

Apesar da situação que Portugal enfrenta, Filipe Martins decidiu manter a ideia de abrir o seu novo negócio em Vila Real de Santo António, depois de no verão de 2019 ter reaberto a Kubidoce, numa nova localização e com um diferente conceito. Segundo conta ao ETASTE, a loja estava negociada há já “dois meses” e apesar do receio do pasteleiro em inaugurar um segundo espaço em tempos tão desafiantes, optou mesmo assim por avançar para a abertura d’A Padaria em princípios do presente mês de abril, cumprindo com as regras do Governo de apenas atender um cliente por cada 25 metros quadrados e também todas as normas relacionadas com a higienização e proteção dos trabalhadores.

“A abertura agora dá-nos espaço de manobra para dar formação à equipa, anular maus hábitos, melhorar receitas, conceitos de trabalho e implementar conceitos de higiene. E, sobretudo, dá algum tempo à equipa para ir aprendendo a minha forma de trabalhar e o tipo de padaria e pastelaria que quero implementar sem grande choque”, começa por explicar Filipe. Tal como na Kubidoce, n’A Padaria não entram quaisquer tipos de gorduras hidrogenadas e açúcares brancos, apesar dos conceitos de ambas as lojas serem diferentes. “A nova loja tem mais pastelaria de padaria, isto é, croissants recheados, croissant do Porto, brioche, folhados, queques — no fundo pastelaria portuguesa. Aos poucos queremos ir introduzindo os nossos bolos de fatia e de aniversário. Não vai ser fácil mudar hábitos antigos mas tanto a equipa de fabrico como a de balcão estão entusiasmadas e sentem-se motivadas.”

Em relação ao pão, Filipe e a equipa fazem diariamente fornadas daquele de fermentação natural e em breve esperam introduzir mais do tipo espelta, barbela e 100% centeio.

Num futuro próximo, o proprietário espera concluir as obras ainda por fazer no balcão e na zona de fabrico d’A Padaria.

Contactos:

A Padaria
Morada: Rua Teófilo Braga. 8900-307, Vila Real de Santo António, Algarve.
Horário: Aberto todos os dias das 7h às 19h30.