Depois dos burburinhos das últimas semanas, enfim a confirmação oficial: a cerimónia de entrega de prémios do Guia Michelin Espanha & Portugal 2019 vai acontecer – pela primeira vez – em Lisboa, dia 21 de novembro.

Não foi preciso esperar muito tempo para ter a certeza. Hoje, 25 de junho, uns minutos depois das quatro da tarde, Fernando Medina anunciou em conferência de imprensa, na Câmara Municipal de Lisboa, a novidade há muito esperada. A gala do Guia Michelin Espanha & Portugal, que este ano comemora o seu décimo aniversário, terá lugar no Pavilhão Carlos Lopes, dia 21 de novembro. “É com uma enorme alegria que recebemos a gala este ano. Esta é uma oportunidade de Lisboa reforçar a sua posição como destino gastronómico de primeiro nível.”

A realização do evento em Portugal marca já vontades antigas de chefes de cozinha e responsáveis do Turismo Portugal. José Avillez, um dos chefes presentes, aplaudiu a iniciativa e espera que a partir de agora, “muitas mais galas aconteçam na cidade”. O chefe do Belcanto anunciou ainda que dois dias antes da cerimónia, uma segunda feira, abrirá excecionalmente o restaurante, “para receber o maior número de pessoas possível e dar a conhecer a nossa gastronomia”.

No jantar que antecede a gala sabe-se ainda que vão ser degustadas criações dos sete restaurantes com estrela na capital: Fortaleza do Guincho, Alma, Eleven, Feitoria, Loco, LAB by Sergi Arola e Belcanto.

De relembrar que o ano passado, Portugal recebeu apenas duas estrelas para os restaurantes Gusto e Vista, ambos no Algarve. Já Espanha foi contemplada com 24 novas entradas.