O jardim da cerveja em Porches

No Biergarten, em Porches, reina a cozinha alemã da Baviera aliada ao conceito cervejeiro. E como o nome indica, é o jardim da cerveja em Portugal, que surge agora totalmente renovado. O restaurante Biergarten, do grupo Vila Vita Parc, foi criado há 5 anos e está ali a poucos quilómetros da cozinha do Ocean, de Hans Neuner, e com um português no comando, Alexandre Cabral.

No início deste mês, o Biergarten reabriu portas com um design e interiores novos. Foram também feitas obras na cozinha, que agora tem maiores dimensões. Ao entrar, sente-se o cheiro da madeira, vindo diretamente das paredes que dão corpo ao espaço. À direita, está o bar de onde saem as várias referências de cerveja disponíveis. O espaço térreo e o primeiro andar são amplos e sentam perto de 80 comensais. Pelas mesas estão espalhados os novos menus com especialidades alemãs pela mão de Alexandre Cabral, com o apoio de Manfred Kickmaier, responsável pelas cozinhas do hotel Vila Vita Parc. O português não tinha qualquer passado em cozinhas alemãs, por isso, o convite para liderar o restaurante em 2014 foi “um desafio”. “Voltei da Holanda e estava habituado a uma cozinha mais minimalista. Aqui as doses são grandes. Sinto que vim dar o toque que faltava a apresentação dos pratos”, conta o chefe que antes da aventura pelo estrangeiro, somou passagens pelos hotéis Santa Eulália e Sheraton Porto.

Inerente a um conceito de partilha, no Biergarten, os produtos utilizados na cozinha vêm todos os dias do talho ao lado, o Metzgerei, em que o mestre Thomas Weber, domina o serviço. “Aprendo muito com ele. Ele é muito bom. É dali que saem as salsichas que confecionamos, feitas a partir das nossas carnes da Herdade dos Grous, também nossa propriedade. Tudo o que está no talho entra na nossa cozinha”.

Nos novos pratos a juntar aos tradicionais ‘Pretzel’, ‘Salada de batata’ e ‘Apple strudel’, destaque para ‘Queijo Bavaria blue crocante com rosti de batata e mirtilos’, ‘Salada de salmão fumado a frio in-house’, ‘Pasta schupfnudeln com legumes grelhados’, ‘Pesto de manjericão e amêndoa’ e ‘Costeletão de novilho’ para 2 pessoas.

A particularidade deste ser um espaço muito ligado à cerveja é também uma experiência que o chefe de 36 anos considera interessante. “Como Biergarten que somos, tentamos sempre utilizar a cerveja nos pratos e essa é uma ligação que gosto”. Recentemente foi lançada a 3.ª edição da nova cerveja de produção própria do espaço, a Porches IPA, que se junta ainda às opções na carta das marcas alemãs Erdinger e Fischer’s. “A Porches IPA é uma cerveja mais picante, com lúpulos e leveduras da Índia que se juntam ao doce dos frutos tropicais do Brasil”, explica-nos Adrian David, um dos empregados de sala, de nacionalidade holandesa. Pela grande aceitação da parte do público, muito em breve a Biergarten terá também uma cervejaria artesanal, onde os clientes vão ter a oportunidade de experienciar a confeção da bebida e, claro está, prová-la. Talvez tal aconteça a tempo do Oktoberfest, inspirado no festival celebrado anulamente em Munique, e que no Biergarten acontece já no próximo mês de setembro.

 

Contactos:

Biergarten

Morada: Estrada Nacional 125,
8400-489 Porches
Telf: 282 381 177

Aberto de terça-feira a domingo do 12h às 23h.

Por |2017-08-02T10:09:22+00:0010:00, 02/08/2017|

Partilhar com um amigo