O concurso Jovem Talento da Gastronomia, que abrange as áreas da cozinha, pastelaria, bar e sala tem inscrições abertas para a sua 9ª edição até dia 16 de outubro.

Ao todo são seis categorias que os estudantes de hotelaria e restauração a frequentar as escolas em Portugal, ou jovens profissionais (que tenham acabado os estudos em 2019, e que tenham idade igual ou inferior a 25 anos, à data de 31 de Dezembro de 2020) se podem inscrever, entre as quais, Tradição com Arroz Bom Sucesso, Cozinha Makro, Inspiração Veggie para Cozinheiros by Bonduelle, Pastelaria Inter Magazine, Artes da Mesa Inter Magazine e Barman Inter Magazine.

Primeiro, a organização convida a preencher um formulário que permite ao concorrente realizar uma pré-inscrição. Depois é enviado um email com informação complementar e um link que possibilitará formalizar a candidatura até dia 16 de outubro.

Assim, o concurso divide-se em duas fases: o Apuramento, onde o júri escolhe o máximo de quatro concorrentes para disputarem a final, com base na avaliação das fichas técnicas enviadas na inscrição; e a Final Nacional, a realizar-se em janeiro de 2021, em que os concorrentes que obtiverem as classificações mais elevadas no total das avaliações das fichas técnicas lutam pelo primeiro lugar de cada categoria. Ainda nesse momento, acontece um fórum de gastronomia, onde se juntam chefes conhecidos para demonstrações de cozinha e conversas.

Recorde-se que ao longo dos últimos anos anos, este concurso já teve como vencedores nomes como João Costa (Euskalduna Studio), Lara Figueiredo (Eneko), William Melo (Fortaleza do Guincho), Ema Martins (Penha Longa Resort), Diogo Lopes (Red Frog), Luís Moleiro (Feitoria), entre outros.

Anualmente o evento conta também com uma participação no festival Peixe em Lisboa em que apresenta um conjunto de talentos em ascensão nas áreas do concurso para demonstrações de cozinha e debates.

Mais informações no site da iniciativa.