A marca de cerâmica Studio Neves, com sede em Cascais e presente à mesa de conceituados restaurantes como o El Celler de Can Roca (Espanha) ou o Mirazur (França) lançou uma linha doméstica com inspiração nas estações do ano.
Durante a quarentena, Alex Hell e Gabi Neves, casal de brasileiros a viver em Portugal há dois anos e responsável pelo Studio Neves, viram os pedidos de peças por parte de restaurantes a reduzirem drasticamente com o encerramento obrigatório dos mesmos. Foi então que decidiram retomar a ideia inicial do projeto, fundado em 2011, e criar peças acessíveis a todos: restaurantes, lojas e casas.
Segundo explicam os responsáveis, a eventual mudança para o nicho dos restaurantes deu-se porque eram “os mais carentes de loiças à medida, com boa qualidade e durabilidade”. Com o passar dos anos, a lista de espera acabou por ficar demasiada longa — com a inclusão de clientes famosos como o D.O.M (Brasil), o Mirazur (França), o El Celler de Can Roca (Espanha), o Central (Peru) e o Alma e o Feitoria (Portugal) — o que acabou por inviabilizar a venda direta à clientes finais, apesar dos pedidos serem cada vez mais frequentes.
As novas peças — feitas através de um blend de argila portuguesa — estão dividas em duas coleções (verão e primavera) e foram adaptadas para uso doméstico ao apresentarem uma estética “mais natural, com opções de cores mais vivas” e que normalmente não se usam em restaurantes. Na coleção primavera, por exemplo, destacam-se as cores rosa, turquesa e branco. Já naquela de verão são privilegiadas o laranja, o cinzento e o azul brilho. “As cores são inspiradas nas estações do ano. O desenho das peças é inspirado no natural: suavemente imperfeito, arredondado e harmónico. Mas mais importante que a inspiração do seu desenho, é o propósito dele. São peças altamente versáteis, para se usar todos os dias em para qualquer ocasião.”
A principal diferença destas peças para aquelas feitas para os restaurantes é que estas últimas são feitas à medida, em conjunto com as necessidades do chefe de cozinha. “Contam com outras particularidades, como por exemplo, o peso da peça, a rugosidade do vidrado, uma caída mais ou menos acentuada para servir um molho, entre outras.”
As peças (onde se incluem bowls, pratos, travessas, canecas e copos) são limitadas e já podem ser adquiridas online, no site do Studio Neves, aqui.