Mesa Marcada 2017: João Rodrigues, o preferido

Em Portugal, no meio gastronómico, o início do novo ano é marcado pela habitual entrega de prémios do blogue Mesa Marcada, iniciativa dos fundadores Miguel Pires e Duarte Calvão, iniciada em 2009. Este ano, João Rodrigues (Feitoria, Lisboa) voltou pela segunda vez, a levar os prémios principais de ‘Chefe Preferido’ e ‘Restaurante Preferido’.

Como de costume, Pires e Calvão serviram de apresentadores aos resultados da votação que este ano contou com um júri diversificado (153 pessoas, no total) e de várias zonas do país, entre os quais chefes de cozinha, jornalistas, bloggers, críticos, gastrónomos e responsáveis por restaurantes. Atentos, estavam no lado de cá, na cerimónia de entrega de prémios, alguns votantes, bem como, diversas personalidades do meio gastronómico.

“É incrível receber pela segunda vez esta distinção. É a consolidação de um trabalho que temos desenvolvido”, disse João Rodrigues. Relembre-se que ao longo de seis edições, José Avillez (Belcanto, Lisboa) – que este ano ficou em 2.º lugar no ‘Top 10 Chefes’ – venceu seis vezes, nas categorias de ‘Chefe Preferido’ e ‘Restaurante Preferido’.

Para além dos dois títulos principais concedidos ao chefe do Feitoria, foram entregues ainda os prémios especiais. Taberna Ó Balcão (Santarém) venceu o prémio ‘Mesa Diária’, distinção atribuída ao restaurante que oferece a melhor relação qualidade/preço. O ‘Restaurante Novo do Ano’ foi conquistado pelo JNcQUOI (Lisboa), espaço que melhor se classificou no primeiro ano de abertura. O Euskalduna Studio (Porto) de Vasco Coelho Santos ganhou o ‘Destaque do Ano’, obtendo a maior subida no top dos restaurantes preferidos. O chefe portuense levou para casa ainda o de ‘Chefe Revelação do Ano’.

Por fim, numa altura em que tanto se fala de produtos, foi conferido ao Nutrifesco de Pedro Bastos, a distinção de Produtor/Fornecedor do Ano, um novo galardão criado em homenagem à fundadora da Quinta do Poial, Maria José Macedo, desaparecida em 2016.

Confira a lista completa dos vencedores:

Chefe Preferido: João Rodrigues
Restaurante Preferido: Feitoria (chefe João Rodrigues)
Chefe Revelação do Ano: Vasco Coelho Santos
Destaque do Ano: Euskalduna Studio (chefe Vasco Coelho Santos)
Mesa Diária: Taberna Ó Balcão (chefe Rodrigo Castelo)
Restaurante Novo do Ano: JNcQUOI (chefe António Bóia)
Produtor/Fornecedor do Ano – Prémio Maria José Macedo: Nutrifesco

Top 10 Restaurantes:

1 – Feitoria (Lisboa)
2 – Ocean (Lagoa)
3 – Belcanto (Lisboa)
4 – Loco (Lisboa)
5 – The Yeatman (Porto)
6 – Alma (Lisboa)
7 – Vila Joya (Albufeira)
8 – Euskalduna Studio (Porto)
9 – São Gabriel (Almancil)
10 – Pedro Lemos (Porto)

Top 10 Chefes:

1 – João Rodrigues (Feitoria)
2 – José Avillez (Belcanto)
3 – Hans Neuner (Ocean)
4 – Alexandre Silva (Loco)
5 – Ricardo Costa (The Yeatman)
6 – Henrique Sá Pessoa (Alma)
7 – Leonel Pereira (São Gabriel)
8 – Dieter Koschina (Vila Joya)
9 – Vasco Coelho Santos (Euskalduna)
10 – João Oliveira (Vista)

Para conferir todos os resultados clique aqui.

Por |2018-01-25T13:01:42+00:0012:02, 15/01/2018|

Partilhar com um amigo