Depois das escolhas de André Lança Cordeiro, Pedro Abril e João Cura quereremos agora saber qual o prato que Ivo Tavares gostava de ter sido o autor — seja este proveniente de um restaurante de renome, de uma casa tradicional ou até mesmo do seio da sua família. De seguida, as respostas do chefe do Izcalli Antojeria, em Lisboa.

Qual o prato de que gostarias de ter sido autor e porquê?

Gostaria de ter inventado a salada Caesar por alegadamente ter sido, pela primeira vez, elaborada como uma improvisação, na sala do restaurante, em frente ao cliente. Esta é a minha escolha pelo facto do prato ter ganho expressão a nível mundial e por ainda hoje continuar a ser servido no local onde foi pela primeira vez elaborado, no Hotel Caeser no norte do México, em Tijuana. Acredita-se que a salada Caesar tenha sido inventada por Caesar Cardini, chefe e proprietário do hotel nos anos 20.

Como se prepara o prato em questão?

A salada Caesar é composta de alface romana, croutons de pão, queijo parmesão e um molho emulsionado de gemas de ovo, anchovas, alcaparras, sumo de lima, queijo parmesão e azeite.

Onde pode ser provado?

Entre muitos outros sítios pelo mundo, no local onde se acredita ter nascido este prato, no Hotel Caeser.