Osteria Francescana é o número um da World’s 50 Best

O restaurante de Massimo Bottura conquistou, pela segunda vez, o número um da lista britânica World’s 50 Best Restaurants. A cerimónia de entrega de prémios aconteceu hoje em Bilbao, no País Basco.

Osteria Francescana, em Itália, volta a conquistar um lugar que já foi seu. Em 2016, ganhou pela primeira vez a distinção que viria a perder, no ano seguinte, para o nova-iorquino Eleven Madison Park – que agora ocupa a quarta posição. No pódio, a habitual presença do El Celler de Can Roca e uma novidade chamada Mirazur.

Ao longo da noite foram ainda entregues dez prémios especiais. Clare Smyth (‘World’s Best Female Chef’), Gaston Acurio (‘Lifetime Achievement’), Dan Barber (‘Chefs Choice’) e os restaurantes Azurmendi (‘Sustainable Restaurant’) e Disfrutar (‘Highest New Entry’), em Espanha, foram alguns dos contemplados. De relembrar que o Belcanto, de José Avillez, é o único restaurante português a figurar na lista – este ano ocupou a lugar 75.

O País Basco é já um autêntico destino gastronómico e a constelação de restaurantes premiados na zona por esta lista e outras tantas, é exemplo disso. Não foi por isso com surpresa, que este ano a cidade de Bilbao recebeu mais uma edição dos prémios World’s 50 Best Restaurants. Dias antes da cerimónia de divulgação da lista, vários profissionais reuniram-se noutras iniciativas da organização, como as 50 Best Talks ou o Food Meets Art, que juntaram no mesmo palco nomes como Alain Passard, Massimo Bottura, Joan Roca, a artista portuguesa Joana Vasconcelos e o designer Giulio Cappellini.

Confira o top dez da lista The World’s 50 Best Restaurants:

10. Asador Etxebarri, Axpe, Espanha
9. Mugaritz, San Sebastian, Espanha
8. Arpège, Paris, França
7. Maido, Lima, Peru
6. Central, Lima, Peru
5. Gaggan, Banguecoque, Tailândia
4. Eleven Madison Park, Nova Iorque, EUA
3. Mirazur, Menton, França
2. El Celler de Can Roca, Girona, Espanha
1. Osteria Francescana, Modena, Itália

Os restantes resultados podem ser encontrados aqui.

Por |2018-06-26T16:32:04+00:0021:45, 19/06/2018|

Partilhar com um amigo