O Peixe em Lisboa, o maior evento gastronómico do país dedicado aos produtos do mar, está de volta para a 12.ª edição, entre 4 e 14 de abril. Durante esses dias, o Pavilhão Carlos Lopes recebe chefes nacionais e internacionais para várias apresentações, conversas e concursos.

Todos os anos, o Peixe em Lisboa traz novidades e este não será exceção. O Mercado Gourmet (com uma oferta de mercearia fina, azeites, vinhos, enchidos, queijos, entre outros) estará agora instalado nas galerias do Pavilhão Carlos Lopes e o auditório principal, onde vários chefes nacionais e internacionais costumam marcar presença, estará integrado na zona de restauração — que este ano conta com cinco novidades. Os restaurantes Marlene Vieira, da chefe com o mesmo nome, Monte Mar, de Laura Rocha, Porto de Santa Maria, de Miguel Laffan, Taberna Macau, de André Magalhães e Tágide, de Gonçalo Costa, vão funcionar em regime pop up, durante todo o dia, juntando-se aos repetentes Arola (uma estrela Michelin) de Sergi Arola, Casa do Bacalhau de João Bandeira, Ibo de João Pedrosa, Kanazawa de Paulo Morais e Ritz Four Seasons Hotel de Pascal Maynard.

Nas demonstrações de cozinha, destaque para a presença de Gert De Mangeleer (do recém fechado Hertog Jan, Bélgica – três estrelas Michelin), Marco Stabile (Ora D’Aria, Itália – uma estrela Michelin), Michel Van der Kroft (‘t Nonnetje, Holanda – duas estrelas Michelin), Evgeny Vikentev (Wine Cabinet, Rússia e Cell, Alemanha) e ainda Oriol Castro (Disfrutar, Espanha – duas estrelas Michelin) — que trabalhou ao longo de 15 anos ao lado de Ferran Adrià, no mítico elBulli.

Entre os chefes portugueses, têm marcadas apresentações Henrique Sá Pessoa (Alma, Lisboa – duas estrelas Michelin), Pedro Almeida (Midori, Sintra – uma estrela Michelin), António Loureiro (A Cozinha, Guimarães – uma estrela Michelin) — três dos quatro chefes lusos reconhecidos pelo guia vermelho na edição de 2018 —, Louis Anjos (Bon Bon, Carvoeiro – uma estrela Michelin), Filipe Carvalho (Fifty Seconds Martin Berasategui, Lisboa) e Alexandre Silva (Loco, Lisboa – uma estrela Michelin), que irá apresentar em primeira mão alguns pormenores sobre o seu novo restaurante, Fogo.

Inserida no evento, a iniciativa ‘Jovens Talentos da Gastronomia’ (em parceria com as Edições do Gosto) vai juntar várias promessas da gastronomia para uma conversa sobre as suas experiências profissionais. Os concursos de Pataniscas e d’O Melhor Pastel de Nata — ganhos o ano passado, respetivamente, pelos lisboetas D’ Bacalhau e Mercado do Peixe — já são tradição e, por isso, voltam a acontecer. Tal como, aliás, as habituais sessões educativas em conjunto com a Ciência Viva, sobre a ‘Aquacultura em Portugal’, nas quais os chefes Justa Nobre (O Nobre, Lisboa), Bertílio Gomes (Chapitô à Mesa, Lisboa) e Kiko Martins (A Cevicheria, O Asiático e O Talho, Lisboa) prepararão algumas receitas. De ressalvar também a presença das nutricionistas Ágata Roquette, Lilian Barros e Mariana Abecassis para uma sessão sobre a temática ‘Peixe fresco, bacalhau e nutrição’.

E numa altura em que tanto se fala de produtos e produtores, o debate previsto sobre o tema com Alexandra Prado Coelho (Jornal Público), Joana Macedo (Quinta do Poial), Rita Santos (Comida Independente) e o chefe João Rodrigues (Feitoria, Lisboa – uma estrela Michelin) parece mais do que oportuno.

O bilhete de entrada no evento tem um custo de 15€. As crianças até aos 12 anos não pagam. Outras informações aqui.

Contactos:

Peixe em Lisboa
Pavilhão Carlos Lopes
Av. Sidónio Pais, 16
Lisboa

Horário: Aberto dia 4 de abril, das 18h às 00h. De 5 a 13 de abril, das 12h às 00h. Dia 14, das 12h às 18h.