Preserve é uma plataforma online feita por um grupo de voluntários que se propõe a ajudar negócios locais durante o Covid-19 e que permite a venda de vouchers online, gerando ganhos imediatos para restaurantes, cafés e outros negócios.

A ideia surgiu pelo grupo voluntário tech4covid que conta atualmente com perto de 5000 voluntários, como engenheiros, cientistas, designers, profissionais de saúde, só para dar alguns exemplos. Preserve é uma plataforma que permite aos restaurantes e cafés (e outros estabelecimentos como cinemas e hotéis, entre outros) vender vouchers online e receber o dinheiro diretamente na conta, através da Eupago, que reduziu as suas comissões para que os empresários recebam o “máximo possível”. Os vouchers serão depois utilizados pelos seus compradores quando os negócios voltarem ao seu normal funcionamento.

“A pandemia e a situação de emergência que hoje vivemos está a ser particularmente difícil para negócios locais, principalmente nos setores de hotelaria e restauração, e é nestes momentos que se vê a fibra das pessoas, da sociedade e de um país. A Preserve surge com o objetivo de possibilitar a transmissão de energia de uma comunidade pronta a ajudar quem mais precisa. Para tal, contamos com o esforço de dezenas de voluntários que estão a passar noites, fins de semana e tempos livres a trabalhar por uma boa causa,” afirma Ricardo Gonçalves, um dos responsáveis do projeto e User Experience Designer de profissão.

Para comprar vouchers ou para que os proprietários inscrevam de forma gratuita os seus estabelecimentos na plataforma, é apenas necessário que se dirigiram ao site.