O Symposium Sangue na Guelra está de volta à Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, para a sua quinta edição. O evento que junta os ‘revolucionários’ da cena gastronómica acontece durante os dias 27 e 28 de maio de 2019.

Sob o mote “O Poder da Cozinha” serão debatidas questões como a criatividade, a sustentabilidade e a economia, sempre associadas à alimentação. Para isso, os responsáveis pelo Sangue na Guelra reuniram um painel de luxo, composto por cozinheiros e não só: há jornalistas, escanções, empresários e produtores, entre outros.

As Chefs Talk, por exemplo, vão pôr no mesmo painel cozinheiros portugueses da nova geração com outros mais aclamados, como António Galapito – chefe do restaurante Prado, em Lisboa, Henrique Sá Pessoa (Alma) Pedro Pena Bastos (Ceia) ou Michele Marques (Mercearia Gadanha, em Estremoz), entre outros. Acontecem às 12h em ambos os dias.

A sustentabilidade, tema que continua na ordem do dia, é o motivo para ouvir (dia 27, às 16h), o chefe César Costa, – do restaurante Corrutela, no Brasil, distinguido pela Sustainable Restaurant Association. Também do Brasil chega o casal de chefes Janaína e Jefferson Rueda, responsáveis pelo Bar da Dona Onça e d’A Casa do Porco, em São Paulo, espaços que fazem parte da recuperação de um bairro da cidade paulista. E é sobre o poder da comida nessa recuperação que vão falar no dia 28 às 17h30.

No mesmo dia, mas às 17h, Lotta e Per-Anders Jorgensen, fundadores da revista gastronómica, Fool Magazine, vão abordar a temática do papel da imprensa na gastronomia. E há muitos outros temas para debater ao longo dos dois dias do fórum – consulte o programa completo aqui – não esquecendo ainda os almoços Symposium Redux, à responsabilidade de alguns dos novos talentos da gastronomia portuguesa e cujos bilhetes podem ser adquiridos à parte.

O Symposium Sangue na Guelra acontece dias 27 e 28 de maio, entre as 9h e as 18h, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa. Os bilhetes custam entre 25 e 90€.