Chama-se The Art of Tasting Portugal e é o novo projeto da Chefs Agency que pretende apresentar a gastronomia portuguesa à mesa através de jantares e experiências exclusivas pelas mãos de chefes e produtores nacionais.

Dividido por múltiplos eventos, The Art of Tasting Portugal quer dar a conhecer a gastronomia portuguesa, criando experiências relacionadas com a comida e a bebida, tendo chefes de cozinha e produtores de vinhos como os principais anfitriões. Segundo explica a diretora da Chefs Agency, Patrícia Dias, a ideia é numa primeira fase os protagonistas que se encontram fora de Lisboa virem à capital, “para apresentarem os seus conceitos gastronómicos, em formatos diferentes, com ligações artísticas, que surgem como experiências únicas e irrepetíveis”. Sem calendário ou local fixo, a responsável promete “experiências únicas que vão permitir conhecer diretamente as pessoas que tornam Portugal tão especial nesta área”.

Numa fase inicial, o Atelier de Henrique Sá Pessoa, em Marvila, Lisboa será o palco de ação dos chefes convidados, com uma mesa para 14 comensais. O primeiro ciclo de jantares iniciou-se a 6 de fevereiro, com Diogo Rocha do Mesa de Lemos (Viseu). Hoje, dia 20 de fevereiro, decorre o segundo jantar com Rui Silvestre do Vistas (Vila Nova de Cacela). A iniciativa prossegue dias 13 e 14 de março, desta feita com dois jantares da responsabilidade de Rui Paula da Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira).

Foi com este último chefe que falámos precisamente sobre a importância deste evento no panorama gastronómico luso: “Vivemos um momento importante a nível gastronómico. Cada vez recebemos mais turistas de todo o mundo. Tudo o que possamos fazer para promover a nossa gastronomia e os nossos chefes é muito importante. O evento The Art of Tasting Portugal vem nesse sentido de proporcionar uma experiência gastronómica diferente para os portugueses e para quem nos visita”, refere Rui Paula que na sua ida à capital, promete apresentar pratos inspirados no mar português, apoiado com um menu de “bom produto, fresco e bem apresentado”.

Também no Atelier, paralelamente a esses jantares, irão decorrer outros de forma mensal em formato pop up, com diferentes chefes convidados. O chefe Carlos Afonso (O Frade, Lisboa) e o produtor de vinhos e sommelier Pedro Martin serão os anfitriões. O primeiro acontece já dia 29 de fevereiro, será dedicado à temática farm to table — com foco nos animais de pasto e de capoeira e nos legumes da horta — e terá como convidado Rui Sequeira, do restaurante Alameda, em Faro.

Em breve, a iniciativa vai materializar-se num site que contará com um mapeamento dos chefes que, segundo a organização, “melhor representam cada região”, bem como, uma seleção de experiências gastronómicas “diferenciadoras” e ainda uma selecção de boutique wineries de todo o país que refletem “esta imagem de Portugal como país com características únicas e tão especiais”.

As reservas para os jantares devem ser feitas para o email theartoftastingportugal@chefsagency.net. O valor difere de experiência para experiência, rondando valores entre os 75€ e os 200€. Mais informações aqui.