Das tendências gastronómicas mundiais, criadas por uns e seguidas por outros, destaca-se a “cozinha de proximidade”. Há vários restaurantes no norte da Europa que seguem esta metodologia, onde praticamente tudo o que é cozinhado e apresentado ao cliente é produzido, criado ou apanhado na proximidade do restaurante. Se é uma horta, uma aldeia, uma cidade ou uma região, o chef é que decide.

O restaurante São Gabriel, em Almancil, é um destes locais. Uma esplanada de verão, onde se aproveita logo o calor do pôr-do-sol algarvio, faz com que esse sentido de proximidade se sinta desde o primeiro momento e depois em cada prato e em cada garfada.

E assim se apresenta o Algarve à mesa: com criatividade, técnica e sabores locais. O chef Leonel Pereira alia com mestria um conhecimento profundo da sua terra, do que as gentes apuraram na tradição, a uma degustação onde o pormenor e a técnica servem para destacar e apurar esses sabores tão próximos.

O atlântico, a ria formosa, as salinas e a serra são alguns dos locais que contribuem com os ingredientes. Leonel Pereira acrescenta talento e técnica e o pinhal fresco que envolve o pátio, o ambiente que caracteriza o verão algarvio. Tudo se alia para uma refeição estival que pode bem ser um dos momentos altos do descanso nas férias!

Contactos:

São Gabriel
Morada: Estrada Vale do Lobo
Quinta do Lago
8135 Almancil – Portugal
Telefone: 289 394 521
Email: info@sao-gabriel.com
Horário: Aberto de terça-feira a domingo, das 16h às 23h30.