Ali, do outro lado do rio, na zona calma da cidade de Siem Reap, tão calma que nem todas as ruas têm luz pública e alcatrão, fica, entre paredes altas e árvores, um dos templos de Angkor Wat: o Gastronómico! Passa-se o ambiente frenético de Pub Street, a histeria luminosa do Hard Rock Café, a ponte e entra-se na zona residencial e nada turística de um dos locais mais visitados no mundo… Daquele lado do rio, o templo chama-se Cuisine Wat Damnak.

Este restaurante, implantado numa casa tradicional do Camboja, com amplas salas, tetos altos e dois andares por causa do período das chuvas, permite ao cliente escolher entre um jantar climatizado no rés-do-chão e uma sala típica no primeiro andar, de janelas abertas e onde se sente real feel do clima tropical do sueste asiático! A escolha deve recair no andar superior, onde a decoração típica e rústica complementa a experiência.

No menu de degustação, o produto cambojano. O receituário influenciado pela história do país, com a Índia e a China a marcarem as tradições culinárias e a água doce a marcar a disponibilidade dos nutrientes. A influência da água doce nas proteínas, nas plantas que bordejam os rios e os lagos, com apontamentos marinhos vindos das ilhas do sul e a sazonalidade de duas estações tão marcantes como a seca e a das chuvas, são a pedra angular da oferta do Wat Damnak. Os peixes do rio de várias dimensões, lagostins do mekong, vieiras, codorniz, acompanhados por agrião, manjericão, folhas de gengibre, soja ou couve fermentada, temperados com caril, pimentas, vinho de arroz ou coco torrado picante. São menus sazonais harmoniosos intrincados na tradição culinária sensível e suave do Camboja, como diz o chef Joannès Rivière, nascido em França e dono da casa que, juntamente com a mulher, aplicam a criatividade e a modernidade a todo este puzzle gastronómico.

Um jantar no Cuisine Wat Damnak é o complemento perfeito e elegante dos dias atribulados nos templos. Uma meditação do final do dia que apela ao sossego dos sentidos de quem o visita.

Contactos:

Cuisine Wat Damnak
Morada: Wat Damnak Market Street,
POBox 93108
Krong Siem Reap, Camboja
Email: info@cuisinewatdamnak.com
Aberto de terça-feira a sábado, das 18h30 às 21h30. Encerra ao domingo e segunda-feira.