Acaba de ser divulgada a lista anual The World’s 50 Best Restaurants e o Mirazur, em França, é o novo melhor restaurante do mundo. O chefe Mauro Colagreco é agora o novo líder de um dos rankings mais ilustres da gastronomia mundial. José Avillez também tem razões para sorrir: o restaurante Belcanto entra pela primeira vez no top 50 dos restaurantes mundiais, ocupando a 42ª posição.
O luxuoso hotel Marina Bay Sands, em Singapura, foi o palco da cerimónia de apresentação da lista World’s 50 Best Restaurants, que, como o próprio nome indica, consagra anualmente os 50 melhores restaurantes do mundo, estatuto só igualado em fama e estatuto pelos Guias Michelin.
A segunda metade desta mesma lista já fora publicada na semana passada, com uma novidade — se antes eram apenas 100 os restaurantes que figuravam na listagem, este ano passaram a ser 120. A ausência do restaurante Belcanto dessa lista deixava a porta aberta para uma surpresa positiva no dia de hoje, para as hostes nacionais. A possibilidade de José Avillez figurar entre os 50 melhores do mundo confirmou-se e o restaurante português com duas estrelas Michelin, ocupa agora a posição 42ª posição – sendo que no ano anterior ficou em 75º lugar.
Porém, a noite ficou marcada pela entrega de outros galardões como o Chef of Chef’s, distinção atribuída por cozinheiros, ganha por Alain Passard, chefe do restaurante L’Arpège. Aos 28 anos, a mexicana Daniela Sotto-Innes foi distinguida como Melhor Chefe Feminina. Já a francesa Jessica Préalpato arrecadou o prémio de Melhor Chefe Pasteleira. E, pelo trabalho desenvolvido, o Prémio Ícone foi entregue ao espanhol José Ramón Andrés Puerta.Como também já fora anunciado as regras do World’s 50 Best Restaurants mudaram.
A partir de agora, os vencedores deixam de ser considerados para o ranking anual e ficam eternizados como “Best of the Best”. Desta listagem constam restaurantes como Osteria Francescana, Celler de Can Roca e Eleven Madison Park.
A lista final e completa do The World’s 50 Best Restaurants 2019 pode ser consultada aqui.