Na terra em que a Sopa da Pedra serve de porta de entrada para os mais curiosos, pode ser difícil criar uma abordagem gastronómica diferente. O intuito do restaurante Cisco – Cozinha Tradicional, que abriu portas em maio de 2016, em Almeirim, Santarém, é fazer uma ruptura com os demais, respeitando sempre a tradição.
Quando Alexandre Albergaria Diniz pensou em abrir um restaurante existia um vazio na zona relativo à opção de espaço “clássico, confortável e de toque requintado”. Por isso, juntamente com a mulher, Mariana, arriscou-se num negócio próprio, numa das ruas mais concorridas da cidade, junto de outros restaurantes tradicionais.
Apaixonado pela cozinha portuguesa, tratou de idealizar a decoração e preparar uma carta que fosse representativa das várias regiões do país. Nos primeiros tempos do restaurante, era comum os clientes olharem com desconfiança para o conceito, que, apesar da base tradicional, revela modernidade no empratamento final.
A ligação de Alexandre com a cozinha é longa. “Em minha casa sempre se cozinhou bem”. A sua vida profissional estava enleada aos cavalos, quando em 2014 surgiu a oportunidade de participar no concurso de cozinha ‘Guerra dos Pratos’, da 24 Kitchen. A mulher inscreveu-o e, quando deu por si, já estava entre os cinco melhores. Acabou por não ganhar a competição, conquistando o terceiro lugar. Após a final, decidiu que alguma coisa tinha de mudar. “Quando senti o peso da jaleca percebi que se estava a abrir uma estrada paralela na minha vida”.
No Cisco, entre as opções na carta, podemos encontrar ‘rabo de boi estufado’, ‘galo de campo de cabidela’, ‘chanfana de cabra’ ou ‘pezinhos de leitão de coentrada’. “Portugal não é muito longo em distância, mas tem uma quantidade de sabores enorme”. O campo, a natureza e o mar são as inspirações de Alexandre. Para ele, a receita não começa no saco de compras mas sim “nos coentros, na carne e no peixe que sei de onde vêm”.
Nos vinhos, à semelhança da comida, as referências são muitas e têm várias origens. “Optámos por escolher vinhos que o cliente normalmente não encontra nos supermercados”.
Deste primeiro ano de restaurante, o responsável faz um balanço positivo. “Superámos todas as expectativas”. Para o almeirinense, um bom restaurante “não tem de estar necessariamente numa grande cidade”. E Almeirim está também a crescer enquanto destino turístico e adaptar-se ao tipo de público que o visita. Para os próximos meses, deixa no ar um desejo ambicioso: “quero que o meu restaurante seja uma referência nacional”.
Contatos:
Cisco – Cozinha Tradicional
Morada: Rua de Coruche, nº 121 A
Almeirim, Santarém, Portugal
Telf.: 243 595 063
Aberto de terça a domingo, do 12h às 15:30 e das às 19 à 1h.
