A noite de Natal pede tradição mas não há que ter medo de, por vezes, abrir a porta a uma certa inovação. A receita de polvo do chefe Louis Anjos foge à receita típica mas não deixa de honrar as raízes lusas e de ser uma ótima opção para esta altura do ano. Nas sobremesas, Leonor Sousa Bastos dá a sua receita de bolo inglês, uma presença regular às mesas dos portugueses.

Aproveite as sugestões do ETASTE e surpreenda a sua família e amigos. Boas festas.

Polvo com batata-doce e chícharos

5 pessoas
1h30

Ingredientes:

2 polvos congelados (900 g a 1 kg)
750 g batata-doce
200 g chícharos
5 ceboletes
1 chalota
1 malagueta vermelha fresca
Sumo de ½ lima
200 g salsa
15 g alho
100 g broa de milho
1 ovo
250 ml azeite
30 ml vinagre
30 g mostarda
10 g pimentão doce
Sal e pimenta q.b

Alergéneos: moluscos, ovo, glúten, mostarda e sulfitos.

Foto: Humberto Mouco

Preparação:


1. Lavar o polvo, colocar numa panela tapada e levar ao lume, sem adicionar água, durante cerca de 50 minutos. O polvo irá libertar a sua própria água e é nessa água que se cozinhará lentamente. Se a opção for polvo fresco, deve ser congelado previamente, para que as fibras da sua carne se rompam e facilitem a sua cozedura. Depois de cozido, arrefecer o polvo e retirar os tentáculos para os saltear em azeite.
2. Reservar uma batata-doce pequena para cortar em chips finas e levar a fritar a 140 ºC, para que não escureça. Levar as restantes batatas-doces a assar a 180 ºC, durante 40 minutos. Depois, descascar para reduzir a puré. Adicionar um pouco de água da cozedura do polvo para lhe dar alguma
cremosidade.
3. Levar os chícharos a cozer, durante 30 minutos, previamente demolhados. Após a cozedura, temperar com sal e deixar arrefecer. Quando frios, picar e adicionar a malagueta e a chalota picadas, o sumo de lima e o azeite.
4. Cortar a broa em fatias finas. Levar a torrar e esmagar.
5. Cortar o cebolete ao meio e corar numa frigideira bem quente.6. Para a maionese de salsa, começar por dar uma fervura rápida à salsa, arrefecer e triturar. Triturar também 10 g de alho com 200 ml de azeite. Verter num copo o ovo, a mostarda, o vinagre e misturar, adicionando um fio de azeite, o alho e o puré de salsa. Ao finalizar, retificar o tempero da maionese.

Empratamento:

Dispor o puré de batata-doce na base do prato. Colocar três tentáculos de polvo, o preparado de chícharo em forma pastéis de bacalhau (quenelle), dois pedaços de cebolete, as chips de batata-doce e a broa torrada. À volta do prato, fazer uns pontos de maionese de salsa e alho. Finalizar polvilhando pimentão doce.

Bolo Inglês

8 a 10 pessoas
45m

Ingredientes:

225g manteiga amolecida
200g açúcar mascavado claro
4 ovos
300g farinha de trigo
8g fermento químico
150ml vinho do Porto
120g passas
350g frutas cristalizadas
Frutas cristalizadas extra para decorar
Geleia de marmelo q.b. para pincelar

Alergéneos: produtos à base de leite, ovos, glúten e sulfitos (vinho do Porto). As frutas cristalizadas e as passas podem conter sulfitos.

Foto: Humberto Mouco

Preparação:

1. Macerar as passas no vinho do Porto durante uma noite. Escorrer as passas e reservar o rum restante.
2. Pré-aquecer o forno a 250ºC. Untar e polvilhar de farinha uma forma de bolo inglês com cerca de 26 cm de comprimento.
3. Cortar as frutas em pequenos pedaços.
4. Bater a manteiga com o açúcar, até que esteja um preparado cremoso e esbranquiçado.
5. Adicionar os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição6. Juntar a farinha peneirada com o fermento e bater apenas até ligar todos os ingredientes.
7. Incorporar as passas, com movimentos suaves, levantando a massa.
8. Juntar as frutas cristalizadas da mesma forma. Deitar a massa na forma.
9. Colocar o bolo no forno e baixar a temperatura para 180 ºC.
10. Quando se começar a formar uma crosta no bolo (depois de estar no forno há cerca de 10, 15 minutos) fazer um golpe longitudinal na superfície sua superfície com uma faca.
11. Deixar cozer durante cerca de 1 hora ou quando um palito inserido no centro do bolo sair seco.
2. Retirar do forno, e regar com o vinho do Porto restante.
13. Deixar arrefecer o bolo durante cerca de 10 minutos antes de desenformar. Pincelar o bolo com a geleia e enfeitar com frutas cristalizadas.
14. Guardar o bolo refrigerado coberto com papel aderente (conserva-se 1 a 2 semanas) e o ideal é preparar 4 dias antes de comer. Retirar bdo frigorífico cerca de 30 minutos a 1 hora antes de comer.

Receitas publicadas originalmente na revista Comer 21